A Agência de Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) orienta passageiros de viagens intermunicipais no Pará sobre como utilizar os serviços de transporte público regulados, que passam por fiscalizações rotineiras e têm autorização para operar nas linhas. Os veículos regulados possuem documentação emitida pela Artran após uma série de comprovações, além de certificado de manutenção sempre atualizado e identidade visual, explica o diretor de Fiscalização da Agência, Gilberto Barbosa.
“Os veículos autorizados pela Artran possuem um cadastro da empresa, cadastro dos veículos e outorga da linha. Esses veículos têm documentos de porte obrigatório, que são o termo de autorização e o certificado de vistoria do veículo. Este certificado traz também o operador do veículo. Além disso, pode ser identificado por fora, pois todos têm um adesivo com a logomarca da Artran e um número de telefone para contato”, informa.
O diretor orienta também como a população pode identificar as embarcações reguladas. “Já com as embarcações é um pouco diferente. Para a população identificar tem que solicitar do proprietário sua Ordem de Serviço, que autoriza que ele faça aquela linha. Essas embarcações possuem o número de contato da Artran fixados nelas”, acrescenta Gilberto Barbosa.
Leia mais:Denúncias – Em caso de ocorrências relacionadas à superlotação de veículos e embarcações, como atrasos e más condições dos assentos, pneus, para-brisas etc., a Artran recebe denúncias pelo e-mail ouvidoria@artran.pa.gov.br e WhatsApp (91) 98418-6173, ou presencialmente nos balcões de atendimento da Agência dentro dos Terminais e na sede, localizada na Rua dos Pariquis, nº 1907, no bairro de Batista Campos, em Belém.
(Agência Pará)