Correio de Carajás

Arraial da Saúde promove alimentação saudável e combate à obesidade

Ação busca conscientizar pacientes e colaboradores no Hospital Regional do Sudeste do Pará

Lucas Silva, 27 anos, morador de Marabá, foi encaminhado para realizar exames de radiografia no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP). Enquanto aguardava pelos procedimentos, participou, na terça-feira (17), das atividades lúdicas do “Arraial da Saúde”, evento voltado a pacientes e colaboradores, a partir da temática de hábitos alimentares saudáveis e o combate a obesidade.

“Em tempos de fast food, manter praticas saudáveis é fundamental para evitar a obesidade, uma vez que a doença acarreta diversos problemas de saúde. Parabenizo o hospital por utilizar a temática junina para estimular a prevenção”, afirmou Lucas.

O evento, coordenado pelo serviço de humanização da unidade hospitalar, uniu a tradição das festas juninas a atividades lúdicas e educativas. Entre as atrações estavam a pescaria, barraca do beijo, correio elegante, entre outras, todas estrategicamente planejadas para incentivar práticas alimentares mais saudáveis.

Leia mais:

Raimundo Almeida, colaborador do hospital, ressaltou a relevância da iniciativa em estimular o combater a obesidade. “É gratificante ver como o arraial conseguiu unir diversão e conscientização de forma eficaz. Acredito que iniciativas como essa são importantes para combatermos a obesidade e promover uma vida saudável”, explicou.

PREVENÇÃO

A nutricionista, Marina Milhomem, coordenadora do serviço de nutrição dietética do hospital, destacou a importância de consumir diariamente uma variedade de frutas e legumes, ricos em vitaminas, minerais e fibras, para promover a saúde e combater a obesidade.

“Incorporar uma alimentação balanceada, com o consumo diário de frutas e legumes, é essencial para manter um peso saudável e prevenir doenças crônicas. Eventos como o Arraial são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis e a prática regular de atividades físicas,” explicou.

A profissional ainda reforçou que entre as doenças mais associadas à obesidade estão o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares como hipertensão e problemas cardíacos, distúrbios respiratórios e apneia do sono.

Flavio Marconsini, diretor executivo do hospital, destacou que a unidade do Governo do Pará, promove regularmente ao longo do ano diversas ações de prevenção e promoção da saúde. “Estamos comprometidos em promover não apenas tratamento, mas também educação e prevenção de doenças. Eventos como o ‘Arraial da Saúde’ não apenas celebram nossa cultura, mas também fortalecem nosso compromisso com hábitos saudáveis e o bem-estar de nossa comunidade”, afirmou o diretor. (HRSP)