Correio de Carajás

Árbitro de Marabá é selecionado para curso do VAR

Se aprovado no curso, Djonaltan passará a compor a seleta equipe do VAR/CBF
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Prodígio marabaense em atuação nas arenas nacionais, o árbitro Djonaltan Costa de Araújo, de 30 anos, foi recentemente convocado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para participar do Curso de Formação e Aprimoramento do Árbitro de Vídeo (VAR). Se aprovado, ele passará a compor a seleta equipe do VAR, utilizada em competições CBF/FIFA, sendo o terceiro paraense a alcançar tal posição.

A metodologia do curso foi adaptada em virtude da pandemia, sendo dividida em duas etapas: teórica e presencial. Para cumprir a fase presencial, ele terá de realizar exame RT-PCR com três dias de antecedência da data de início do curso. Outros dois profissionais de arbitragem também foram convocados e dividem tabela com a lista da Federação Paraense de Futebol (FPF): Bárbara Roberta da Costa Loiola e Luís Diego Nascimento Lopes, ambos de Belém.

Para a etapa teórica, será obrigatório que o jogador utilize equipamento (desktop, notebook ou tablet) conectado em internet de boa qualidade, possua ambiente adequado para atividade de estudo com longa duração e baixe o aplicativo “Starleaf” para acesso às aulas.

Leia mais:

Djonaltan, em fala ao CORREIO, destaca a honra de cerrar as fileiras da CBF e de compor a elite da arbitragem profissional da instituição. “O VAR hoje é uma realidade mundial. Estar neste seleto grupo com um número enorme de árbitros dentro do estado e em todo o país é sensacional, pois muitos queriam estar nesta posição”, comenta o marabaense, sobre ter sido selecionado.

Árbitro há 14 anos, desde 2007 pelo futebol amador, Djonaltan apitou o primeiro jogo de forma profissional somente quatro anos depois, em 2011, como árbitro central. Em 2014, o marabaense ingressou na CBF, ocasião em que atuou em campo na Série D do Campeonato Brasileiro.

Já em 2017, Djonaltan integrou o sexteto paraense em atuação na Série A do Brasileirão no encargo de árbitro adicional. Ele já apitou 102 jogos do maior campeonato de futebol do país, sendo 28 apenas na Série A. De 2016 a 2018, o profissional também participou do Programa de Renovação da Arbitragem Brasileira (PRAB).

Caso alcance a certificação no curso, que é intensivo, Djonaltan será o terceiro paraense capacitado para o VAR, visto que atualmente o Pará conta com os árbitros Andrey Silva e Dewson Freitas habilitados, além dos assistentes Helcio Neves e Márcio Dias. “Estou muito feliz, pois sei que é uma grande oportunidade para subir mais um degrau na carreira e continuar levando o nome da minha cidade para o mundo”, conclui ele. (Da Redação)

Mais

Grêmio enfrenta Lanús, da Argentina, logo mais pela Sul-Americana

Grêmio enfrenta Lanús, da Argentina, logo mais pela Sul-Americana

O Grêmio vai receber o argentino Lanús nesta quinta-feira (13), na Arena do Grêmio, às 19h15. Em caso de vitória do time…
Entidades do futebol inglês apoiam nova lei contra bullying virtual

Entidades do futebol inglês apoiam nova lei contra bullying virtual

As entidades que governam o futebol inglês apoiaram uma nova lei em planejamento para punir empresas de redes sociais que…
City conquista título inglês antecipadamente após derrota do United

City conquista título inglês antecipadamente após derrota do United

O Manchester City foi confirmado como campeão da Premier League com três jogos de antecedência, depois que o segundo colocado…
Técnico do United pede que torcedores evitem protestos violentos

Técnico do United pede que torcedores evitem protestos violentos

O técnico do Manchester United, Ole Gunnar Solskjaer, pediu aos torcedores que evitem mais protestos violentos antes do jogo remarcado…
Governo anuncia plano de vacinação para atletas olímpicos

Governo anuncia plano de vacinação para atletas olímpicos

O Ministério da Saúde anunciou hoje (11) a vacinação contra a covid-19 de toda a delegação olímpica e paraolímpica brasileira que vai…
Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Remo, Paysandu, Tuna e Castanhal começam neste domingo (9) as semifinais do Parazão Banpará 2021. Pelo andar da carruagem, deve…