No Dia Internacional da Mulher, Tânia Lopes da Silva dribla as dificuldades e sagra-se a primeira e única árbitra assistente de Parauapebas a integrar o time da Federação Paraense de Futebol (FPF) e do quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
É com um olhar atento a tudo o que se passa nas quatro linhas do campo, que Tânia vem conquistando respeito nos jogos, e realizando as metas profissionais. O sonho de menina se tornou realidade em 2016, ano que passou a integrar o time da FPF, e há três anos na CBF.
A filha de feirantes tem orgulho da sua história e das dificuldades que venceu. “No início, o processo de formação foi bem difícil, o teste físico foi o mais difícil para mim”, recorda-se.
Leia mais:O esporte sempre foi a paixão de Tânia, no entanto, ela confessa que a influência do marido Jânio Balzac Pereira, que também é árbitro de futebol profissional, foi determinante para a escolha da carreira.
Aos 30 anos, Tânia assumi que tem muito para conquistar e revela qual o segredo que a fará ter ainda mais êxito em campo. “Eu trabalho com muita alegria, com muito amor, eu levo muito a sério a minha carreira”, destaca.
No Dia da Mulher, Tânia defende que é preciso deixar no passado os julgamentos de uma mulher em relação a outra, e substituir a rivalidade pela admiração. “Que as mulheres possam se apoiar verdadeiramente. É preciso respeitar a história de cada uma”. (Theíza Cristhine e Kevin William)