Após circular nas redes sociais vídeos novos de ônibus da empresa Integração, o secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães, confirmou ser verdade o envio de veículos à cidade e informou que oito novos ônibus farão parte da frota do município.
Adquiridos pela empresa, os veículos já foram licenciados e emplacados e estão em fase de instalação da catraca eletrônica para, então, serem enviados à Marabá.
“Isso faz parte do nosso contrato com a empresa, que foi firmado há dois anos. Quando veio a pandemia, a empresa solicitou por meio formal que a gente aceitasse primeiro os oito ônibus novos e o restante virá quando sair o terminal que está sendo construído”, explica o secretário.
Leia mais:De acordo com Guimarães, até que seja finalizado o terminal rodoviário, a empresa precisa rodar com 30 ônibus no município e esses novos veículos que chegarão em breve serão colocados em linhas que realizam os trajetos mais distantes, como Morada Nova e São Félix. “As pessoas que moram mais longe passam mais tempo dentro dos ônibus. Então vamos colocar nessas, pois têm ar-condicionado, GPS, sistema de bilhetagem eletrônica”, afirma.
O secretário garante que até o final desta semana a nova frota chega à Marabá e, com isso, a intenção da prefeitura é melhorar a qualidade do serviço e o atendimento ao público “A reclamação realmente tá grande. A pandemia foi a grande vilã da empresa e nós estamos tentando que ela possa atender a população. Queremos um transporte de qualidade, que as pessoas passem pouco tempo na parada de ônibus e tenham uma rota atendida”.
No contrato, firmado com a empresa, Jair explica que existe uma cláusula solicitando que o usuário fique no máximo 15 minutos aguardando o transporte público, o que ainda não é cumprido. “Acredito que com o Terminal de Integração vamos conseguir”.
Questionado pela reportagem sobre a fiscalização do transporte público e o tempo de espera, Jair afirma haver uma equipe do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) pela qual três agentes fiscalizam o serviço.
Contudo, ele finaliza explicando que com a chegada dos oito novos ônibus os usuários perceberão a melhoria. (Ana Mangas e Welinton Moreira)