Correio de Carajás

Após curto circuito, Cosanpa reabastece Marabá com água suja

Leitor do Portal Correio enviou foto da água que saiu em sua torneira nesta manhã / Foto: WhatsApp Correio

O abastecimento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) voltou a afligir os marabaenses com uma sequência de problemas. Primeiro a falta de água por conta de problemas elétricos que atingiram o sistema que atende os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova. Após a solução, a situação foi o usual: água barrenta.

A Cosanpa anunciou o problema por meio de suas redes sociais, às 10h23 do domingo (31), informando que aguardava a conclusão do serviço da Equatorial Energia Pará, para verificar a situação elétrica dos equipamentos e religar o sistema com segurança.

Às 12h25, eles retornaram informando que a equipe continuava realizando reparos e a previsão de conclusão era às 18 horas. Porém, às 9h46, foi feita outra publicação anunciando que não foi possível realizar o reparo completo da subestação, dando como novo prazo para conclusão do serviço, esta segunda-feira (1º).

Leia mais:

Por volta das 7 horas, desta segunda-feira (1º), a empresa informou que o serviço foi concluído, o sistema está em funcionamento e o abastecimento está sendo normalizado gradativamente.

Mas, uma foto enviada por um leitor do Portal Correio mostrou a qualidade da água que chegou às residências após a solução do problema. O líquido é extremamente escuro, com aspecto de barro e, segundo o leitor, permanece assim.

O QUE ACONTECEU

A Reportagem conversou com uma fonte da Cosanpa, que informou que o problema foi causado pelo rompimento dos cabos de alta tensão, por conta de um curto circuito, o que não é muito comum ocorrer. O que mais atrasou o serviço foi a falta de materiais para reparar os equipamentos, tendo que trazê-los de Imperatriz, município do Maranhão.

O curto circuito ocorreu no sábado (30), por volta das 21 horas, e a equipe da Equatorial Energia Pará iniciou a manutenção por volta das 11 horas do domingo (31). (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)

ATUALIZAÇÃO

Às 16h42 do dia 1º de fevereiro, a Assessoria de Comunicação da Equatorial Energia Pará enviou a Reportagem uma nota de posicionamento com a sua versão dos fatos. Leia na íntegra:

A Equatorial Energia Pará informa que um problema interno nas instalações elétricas da Cosanpa foi o que causou a interrupção do abastecimento de água que atende três bairros do município de Marabá, desde a noite de sábado, 30. A distribuidora aguarda a regularização do sistema elétrico interno, que é de responsabilidade do cliente, para dar continuidade no procedimento de recomposição do fornecimento da instalação. (Ascom Equatorial Energia Pará)