Correio de Carajás

Após curto circuito, Cosanpa reabastece Marabá com água suja

Leitor do Portal Correio enviou foto da água que saiu em sua torneira nesta manhã / Foto: WhatsApp Correio
Leitor do Portal Correio enviou foto da água que saiu em sua torneira nesta manhã / Foto: WhatsApp Correio
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O abastecimento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) voltou a afligir os marabaenses com uma sequência de problemas. Primeiro a falta de água por conta de problemas elétricos que atingiram o sistema que atende os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova. Após a solução, a situação foi o usual: água barrenta.

A Cosanpa anunciou o problema por meio de suas redes sociais, às 10h23 do domingo (31), informando que aguardava a conclusão do serviço da Equatorial Energia Pará, para verificar a situação elétrica dos equipamentos e religar o sistema com segurança.

Às 12h25, eles retornaram informando que a equipe continuava realizando reparos e a previsão de conclusão era às 18 horas. Porém, às 9h46, foi feita outra publicação anunciando que não foi possível realizar o reparo completo da subestação, dando como novo prazo para conclusão do serviço, esta segunda-feira (1º).

Leia mais:

Por volta das 7 horas, desta segunda-feira (1º), a empresa informou que o serviço foi concluído, o sistema está em funcionamento e o abastecimento está sendo normalizado gradativamente.

Mas, uma foto enviada por um leitor do Portal Correio mostrou a qualidade da água que chegou às residências após a solução do problema. O líquido é extremamente escuro, com aspecto de barro e, segundo o leitor, permanece assim.

O QUE ACONTECEU

A Reportagem conversou com uma fonte da Cosanpa, que informou que o problema foi causado pelo rompimento dos cabos de alta tensão, por conta de um curto circuito, o que não é muito comum ocorrer. O que mais atrasou o serviço foi a falta de materiais para reparar os equipamentos, tendo que trazê-los de Imperatriz, município do Maranhão.

O curto circuito ocorreu no sábado (30), por volta das 21 horas, e a equipe da Equatorial Energia Pará iniciou a manutenção por volta das 11 horas do domingo (31). (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)

ATUALIZAÇÃO

Às 16h42 do dia 1º de fevereiro, a Assessoria de Comunicação da Equatorial Energia Pará enviou a Reportagem uma nota de posicionamento com a sua versão dos fatos. Leia na íntegra:

A Equatorial Energia Pará informa que um problema interno nas instalações elétricas da Cosanpa foi o que causou a interrupção do abastecimento de água que atende três bairros do município de Marabá, desde a noite de sábado, 30. A distribuidora aguarda a regularização do sistema elétrico interno, que é de responsabilidade do cliente, para dar continuidade no procedimento de recomposição do fornecimento da instalação. (Ascom Equatorial Energia Pará)

Comentários

Mais

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…