Correio de Carajás

Apae: Corrida para consolidar direitos

Dezenas de pessoas participaram da 3ª edição da Corrida da Apae, marcando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla/ Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi comemorada de maneira especial em Marabá. Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizou mais uma edição da Corrida e Caminhada Solidária, que ocorreu no último domingo (26). A largada aconteceu na porta da entidade, localizada no Bairro Belo Horizonte, núcleo Cidade Nova, e reuniu dezenas de marabaenses, voluntários e usuários da instituição. Para a diretora da instituição, Maria do Socorro Cavalcante, a grande participação popular demonstrou solidariedade.

“A solidariedade nesta corrida se destaca. São muitos atletas correndo em prol da pessoa com deficiência e isso muito nos emociona, porque é pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que nós trabalhamos e nos mobilizamos com os corredores de Marabá. E o nosso tema esse ano é ‘Família e pessoa com deficiência: protagonistas da implementação das políticas públicas’. Então, hoje, nós estamos fazendo uma mobilização em prol da semana, que acontece entre 21 a 28 de agosto”, confirmou.

A Semana Nacional tem como propósito realizar ações que defendam os direitos das pessoas com deficiência e também permitir que elas conquistem novos espaços de inclusão.

Leia mais:

A Apae atende hoje 520 pessoas, trabalhando três frentes junto aos usuários: saúde, educação e assistência social. A entidade já soma 20 anos de existência de Marabá e durante a corrida contou com o apoio do Exército Brasileiro, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DMTU). A Apae está aberta para voluntários e demais pessoas que estão dispostas a contribuir. Quem quiser entrar em contato com a unidade é só ligar nos números: 3322-8311/8315.

PARTICIPANTES

Maria Vasconcelos fez questão de participar da atividade e contou ao CORREIO o quanto valoriza a prática do exercício físico. “Hoje, o mundo está muito sedentário. Devido à tecnologia as pessoas não estão se movimentando mais. Com isso vieram muitas complicações e doenças e a atividade física é saúde e lazer”, declarou.

Da mesma maneira, Ciliete Soares, de 60 anos, também marcou presença no evento esportivo. Além do gesto solidário, ela destacou que em dois anos de participação em corridas, adquiriu mais disposição para trabalhar e é uma pessoa mais alegre.

Já o médico Elismar Primo Moreira, que também esteve na Corrida e Caminhada Solidária alertou para a necessidade do combate ao sedentarismo. “Enquanto você vai fazendo a atividade física o seu coração é estimulado a trabalhar e não perde tanto”, lembrou, ressaltando que pratica exercícios há cinco anos e não pretende mais parar. (Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)

 

Mais

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

O meia-atacante Eden Hazard, do Real Madrid, pediu desculpas aos torcedores do clube por ter sido gravado brincando com jogadores…
Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (6) que a partida entre Brasil e Equador, válida pelas Eliminatórias…
"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

Neymar se pronunciou pela primeira vez desde a eliminação do Paris Saint-Germain na Champions League para o Manchester City. O…
Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer…
Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Os times de Águia de Marabá e Itupiranga não conseguiram avançar para a semifinal do Campeonato Paraense de Futebol e…
Em meio a tensão na Colômbia, Flu x Júnior Baranquilla será no Equador

Em meio a tensão na Colômbia, Flu x Júnior Baranquilla será no Equador

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) transferiu mais dois jogos desta semana para fora da Colômbia, devido a uma onda…