Produtores rurais da APA do Gelado participam de curso de capacitação na produção de leite e gestão de renda. A Iniciativa é da Fundação Vale, que objetiva fortalecer e ampliar a cadeia produtiva de leite naquela área, localizada em Parauapebas.
Ao todo, 17 proprietários têm participado dos cursos de capacitação promovidos pela fundação, em parceria com a Associação de Produtores da APA. De acordo com a analista de Negócios Sociais da Fundação Vale, Georgina Rosa, a demanda de capacitação e apoio produtivo veio diretamente dos produtores da área que fornecem para o Laticínio Estação.
“A base de nossa atuação é a metodologia do programa Balde Cheio da Embrapa, que além de melhorar o manejo do rebanho tem como foco o gerenciamento da propriedade pelos produtores atendidos”, destaca a analista.
Leia mais:Segundo ela, além da capacitação, os produtores irão receber apoio com na implantação de um hectare de pasto irrigado no sistema rotacionado por propriedade, o que dá maior produtividade em uma área menor. Ainda irão receber apoio com serviços de mecanização, sistema de irrigação, piquetiamento, doação de sementes e adubo, além de um ano de assistência técnica. “Todo aparato, para que eles tenham toda competência e sigam independentes”, garante Georgina.
Participante do projeto, o produtor Adão assistiu a primeira aula e diz que formação teórica trouxe aprendizado muito bom, para o que ele já tem na prática do dia a adia. “Pode ser que nos primeiros dias, até pegar a prática, a gente possa ter um pouco de dificuldade. Mas a tendência é melhorar. Só com acompanhamento a gente vai conseguir desenvolver e atingir o objetivo. Se a gente tem um projeto, mas não tem treinamento para você saber lidar, fazer as contas de lucro e de custo, sem esses conhecimentos a gente não vai chegar a lugar nenhum”, admite.
Este é o primeiro projeto que envolve capacitação e acompanhamento técnico para produtores da APA do Gelado. As próximas capacitações estão previstas para o final deste mês e no mês de novembro de 2018.
Laticínio Estação
O Laticínio Estação, coordenado pela área de Geração de Trabalho e Renda da Fundação Vale, em parceria com Associações de Produtores Rurais, está instalado na comunidade da APA do Gelado. Na unidade, o total de 4,1 mil litros de leite, por dia, adquirido de 88 produtores de leite de oito comunidades de Parauapebas é transformado em queijo e manteiga.
Os produtos já chegam a supermercados locais e também de Marabá, Castanhal e Belém, além de pizzarias, padaria, casa de massas e hotel. Segundo a Fundação Vale, a atividade tem favorecido outra vocação econômica do município, que é a produção agropecuária.
(Tina Santos – com informações da Vale)