Correio de Carajás

Fazenda Santa Clara é desocupada pela segunda vez só este ano

Policiais militares de Parauapebas deram apoio ontem, quinta-feira, 13, ao mandado de reintegração de posse da Fazenda Santa Clara. A propriedade, que desde 2016 vem sendo ocupada por Integrantes do Movimento Sem Terra (MST), é localizada no município de Marabá, mas geograficamente fica mais próxima de Parauapebas.

Homens do Grupamento Tático da Polícia Militar e uma ambulância do Corpo de Bombeiros chegaram à fazenda por volta das 11 horas. Os militares percorreram cerca de um quilômetro a pé até o acampamento montado pelos trabalhadores rurais na sede da fazenda.

Grupamento Tático e uma ambulância do Corpo de Bombeiros deram apoio a desocupação da área pela Justiça

Dois oficiais de Justiça da Vara Agrária de Marabá trouxeram a liminar de reintegração de posse da área e conversaram com os acampados. A desocupação aconteceu de forma pacífica.  Esta foi a segunda vez só este ano que a área é reintegrada. Em junho, 168 famílias foram retiradas da propriedade durante uma operação que cumpriu mandados de reintegração de posse em várias fazendas no sudeste do Pará.

Leia mais:

Pouco tempo depois, segundo os donos da Santa Clara, pelo menos 50 famílias retornaram para área e ocuparam a sede da fazenda. Os barracos montados pelos ocupantes foram destruídos e todos tiveram apoio para transporte para outra área.

Integrantes do MST, que sempre reocupam a fazenda, dizem que a área é grilada da União. Por isso, insistem que ela seja desapropriada para assentar famílias sem terra.

(Tina Santos – com informações de José Neves)