Correio de Carajás

Aos 58 anos, morre o ex-cartorário Alberto Santis Filho, de covid-19

Albertinho Santis atuou como cartorário durante muitos anos e faleceu aos 58 anos, vítima de covid-19 / Foto: Arquivo Correio

No meio da manhã desta quinta-feira, 3 de junho, por volta de 10 horas, foi confirmado o falecimento do ex-tabelião de Marabá Alberto Santis Filho, o Albertinho, de 58 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e a filha Hanna Santis, que o acompanhava, foi quem confirmou ao Correio de Carajás a morte dele.

Hanna informou que está tratando dos trâmites junto ao hospital para liberação do corpo e que não tem previsão para chegada a Marabá, ainda. “É um momento muito difícil para todos nós”, disse Hanna, laconicamente.

Segundo Agnaldo Ávila, membro da família, tão logo foi diagnosticado com covid-19, em Marabá, Albertinho seguiu para São Paulo na companhia da filha para tratamento no Albert Einstein, um dos melhores hospitais do País, onde ficou internado por mais de uma semana.

Leia mais:

A esposa de Albertinho, Adliz de Castro Santis, estava em Belém quando recebeu a notícia do falecimento do marido nesta quinta-feira e já está a caminho de São Paulo para acompanhar a filha e o traslado do corpo para Marabá.

Albertinho com a irmã Elvira Santis em recente diversão com a família no Rio Tocantins / Foto: Cedida pela família
Albertinho com a irmã Elvira Santis em recente diversão com a família no Rio Tocantins / Foto: Cedida pela família

Albertinho era membro de uma família tradicional de Marabá, que atuou no ramo de cartório por mais de 70 anos. Seu avô, Silvino Santis, havia sido tabelião na década de 1950; depois o ofício passou para o filho, Alberto de Araújo Santis, que atuou no segmento juntamente com a esposa, Noêmia Santis (ambos já falecidos).

O casal teve os filhos Silvino Santis (médico, falecido em 2003, por complicações de Hepatite C), Elvina Santis, Donizete de Jesus Santis, Erivanildo Santis, Alberto Santis e Erivaldo Santis (advogado).

Ainda quando estava à frente do Cartório do 2º Ofício, na Folha 32, Albertinho passou a atuar também no ramo de posto de combustível e também no de pecuária, com fazenda em Nova Ipixuna.

Segundo Agnaldo Ávila, o corpo de Albertinho deverá ser enterrado no jazigo da família, no Cemitério da Saudade, na Folha 29.

A sobrinha Mayra Santis ao lado do tio Albertinho / Foto: Cedida pela família
A sobrinha Mayra Santis ao lado do tio Albertinho / Foto: Cedida pela família

No início da tarde desta quinta-feira, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá publicou uma nota de pesar pelo falecimento de Alberto Santis Filho. O mesmo deve fazer a Prefeitura de Marabá nas próximas horas. Veja, abaixo, a íntegra da Nota da OAB:

“O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção Marabá, Ismael Gaia, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento na data de hoje (3), do ex-cartorário de Marabá, ALBERTO SANTIS FILHO, o Albertinho, esposo de nossa colega advogada Adliz Santis.

A OAB Subseção Marabá e a advocacia de Marabá lamentam profundamente e recebem com profunda tristeza a notícia de seu falecimento, expressando a mais profunda solidariedade aos familiares e amigos de nossa colega.

Muito respeitosamente prestamos as nossas condolências e pedimos a Deus o merecido descanso eterno ao ente familiar falecido”. (Ulisses Pompeu)