Do próximo domingo, 27, até 15 de novembro, data da eleição para prefeitos e vereadores, são 50 dias. Passa rápido. É bom você se preparar. Mesmo em meio ao enfrentamento de série epidemia, as eleições vão se realizar. Esta reportagem se propõe a apresentar uma seleção de 10 temas, entre outros tantos, que estarão no centro da campanha e que exigem respostas e soluções de uma administração municipal para Marabá, a maior e mais complexa cidade do sul e sudeste paraense.
São assuntos centrais e de alto impacto para a vida da cidade e de seus moradores. Desde já, vá se familiarizando com eles, pois serão muito debatidos, e é fundamental estar informado sobre os temas e seus impactos para o melhor exercício do voto.
Desdobramentos da covid-19
Leia mais:A gestão dos efeitos da pandemia da covid-19 é um assunto que estará presente nos debates, até porque a pandemia não terá se retirado dentre nós até o fim da campanha. Como administrar o distanciamento social, com maior ou menor flexibilização para as atividades econômicas e sociais; as estratégias de enfrentamento à covid; a fiscalização; a qualidade e a rapidez das respostas do poder público; a maior ou menor disponibilidade dos serviços e da estrutura pública; o número de casos e de óbitos; a oferta de leitos de UTI, de equipamentos e de servidores.
Transporte coletivo
Assunto que deve ser central na campanha, o dilema do transporte coletivo em Marabá não está resolvido totalmente. Pelo contrário, depois da saída das empresas Nassom e TCA, a empresária contratada de forma emergencial virou definitiva, prometeu várias melhorias, mas agora está adiando a implementação delas. E outra, o Terminal de Integração ainda não foi construído.
Mobilidade urbana
Marabá precisa discutir um plano de mobilidade urbana plural, que contemple, além do transporte coletivo, a implementação de ciclovias e ciclofaixas, já que o número de ciclistas cresceu assustadoramente nos últimos anos, inclusive daqueles que vão ao trabalho usando bicicleta. Como estimular a mobilidade a pé, pelo menos dentro dos núcleos?
Estrada do Rio Preto
Em toda eleição, a situação das comunidades rurais distantes de Marabá sempre vem à tona. Não é por menos, já que o município tem uma extensa área de 15 mil quilômetros quadrados e mais de 70 mil pessoas morando fora da cidade. E o asfaltamento da estrada do Rio Preto deve fazer parte do plano de governo de todos os cinco candidatos, já que a cobrança é grande por parte da população de uma das regiões mais ricas do município.
A danada da Saúde
Para os quatro candidatos que irão desafiar o prefeito Tião Miranda nas urnas, a gestão da saúde do município precisa ser escancarado. Certamente, a reestruturação do HMM e do HMI estarão em pauta nos próximos 50 dias, já que a campanha só começa mesmo no próximo domingo, dia 27. E tenha certeza, leitor, que os demais candidatos vão ressuscitar o assunto SAMU, enterrado pela gestão atual logo no início do mandato.
Políticas para a juventude
Está na moda, caro, leitor, levar à discussão o fortalecimento de políticas públicas para a juventude. Atualmente, Marabá tem uma Coordenadoria Municipal da Juventude, mas que na prática ainda não pegou. Gravidez precoce, inserção no mercado de trabalho e promoção de esportes certamente serão mencionados pelos candidatos como ferramentas na caça ao voto.
E a educação?
Ah! Certamente o tema educação vai polemizar vários programas dos candidatos. A gestão Tião Miranda tem a seu favor, entre outras coisas, a recente divulgação, pelo Ministério da Educação, das notas do IDEB, que apresentaram o maior crescimento desde 2005. Mas os demais candidatos vão querer colocar à mesa a discussão sobre a necessidade de instalar creches na rede municipal; ampliar a quantidade de núcleos de educação infantil, reajuste salarial para os educadores; e – não irá faltar – o sempre recorrente PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) do Magistério, que foi reformulado no primeiro ano da gestão atual, sob polêmica.
Emprego e renda
A próxima administração assumirá o município na plenitude dos efeitos da crise gerada pelo coronavírus. Com a fragilização dos setores econômicos, resta saber quais serão as propostas e responsabilidades que irão assumir os candidatos para incentivo e geração de emprego e renda na cidade.
Valorização da cultura
Com uma cultura popular forte, os postulantes à cadeira de prefeito de Marabá dirão que a gestão atual investe pouco na área cultural e apresentarão propostas. Cabe ao eleitor avaliar se elas são mirabolantes ou não.
Infraestrutura
Asfalto, asfalto, asfalto. Em todos os governos recentes, essa palavra sempre está na moda. E teve até quem ganhou eleição prometendo asfaltar a cidade toda, com 500 km apenas em quatro anos. Claro, não conseguiu. Mas o tema certamente estará em debate porque ainda faltam muitas ruas e vilas a serem pavimentadas. (Ulisses Pompeu)