Correio de Carajás

Ansiosos, pais e alunos aguardam retorno às aulas nesta segunda (13)

Diferente das outras vezes, a volta às aulas desta vez terá uma nova forma de agir para pais, alunos e professores. Nesta segunda-feira (13) as escolas públicas da rede municipal de ensino de Marabá abrem seus portões para a chegada dos alunos. Com máscara no rosto, álcool em gel e cadeiras separadas, esse será um novo começo para os alunos, que sofreram com o novo estilo de ensino que estavam tendo de enfrentar por causa da pandemia do coronavírus, e para os professores, que terão que lidar com as lacunas desse longo período de “afastamento”.

É no cantinho montado no quarto de casa, que Jardiel da Silva Santos, 10 anos, tem estudado desde o início da pandemia. Ele tem todas as ferramentas que precisa para as aulas remotas: notebook, celular, internet e quando as coisas complicam ainda tem a ajuda da mãe, Idelva Pereira da Silva.

Mas o estudante não se sente satisfeito porque tem saudades das aulas presenciais. “Está sendo um pouquinho difícil, não é a mesma coisa de estudar na escola com a orientação dos professores. Eu mal posso esperar para voltar para escola e para os projetos que tem lá, xadrez, música e capoeira. Uma saudade que não tem limites, quero voltar”, afirma o menino.

Leia mais:

A mãe, que é professora em outra escola, confirma as dificuldades encontradas pelo filho, principalmente na questão emocional. Idelva não vê a hora do Jardiel voltar à escola.

“É complicado, faz falta estar em contato com os colegas, com a professora, e ele lembra dos projetos que tem. Um dia desses quase chorei. Ele vestiu o uniforme, ficou de frente a estante que tem no quarto dele, cantou todos os hinos e bateu continência. Fiquei preocupada. Graças a Deus já vão retornar. Um país bem desenvolvido é necessário que haja aula. Depois da pandemia parece que tudo pode, se vai para igreja, para praia, porque não para escola? A falta dessa integração da escola prejudica”, compartilha a mãe do aluno.

Jardiel é aluno da escola Cristo Rei, localizada no Bairro Jardim União, que atende mais de 700 alunos do ensino fundamental. A escola é conhecida pelos projetos que desenvolve como: balé, música e ordem unida, este último desenvolvido em parceria com a Guarda Municipal de Marabá (GMM).  Este ano, para dar melhor suporte aos alunos, os professores têm tido encontros presenciais, de forma escalonada. O momento serve para esclarecimento de dúvidas, ao mesmo tempo funciona como um reforço escolar. (Fonte: Ascom PMM)