Correio de Carajás

Ano letivo é iniciado em Marabá

Estudantes da rede municipal de ensino retornaram às escolas nesta segunda-feira (28). Com o início do período letivo de 2019, chamou atenção uma programação especial para acolhida aos estudantes dos turnos vespertino e noturno, envolvendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

O secretário adjunto de Educação, Orlando Morais, esteve presente na Escola Raimundinho, localizada no Bairro Belo Horizonte, para acompanhar a entrada dos estudantes e assistir à programação que os 25 servidores prepararam para recepcionar os 463 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Orlando motivou os estudantes a fazerem o melhor durante os 200 dias letivos que terão pela frente. Ele também aproveitou para parabenizou todo o corpo técnico da escola pela recepção e disse ter certeza que eles farão um trabalho significativo no ano de 2019.

Leia mais:

Escolas danificadas

Por outro lado, a reportagem do CORREIO, de passagem por algumas escolas, foi abordada pelo senhor José Roberto Rodrigues, pai de uma aluna da Escola Martinho Motta da Silveira, localizada na Nova Marabá, que reparou do que chama de péssimas condições da estrutura do prédio. “Ao entrar na escola, no primeiro dia de aula, fiquei surpreendido. Uma das primeiras escolas a serem construídas em Marabá, as salas de aula e escadas todas pichadas, tudo danificado”, disse.

Estado geral do Martinho Motta também foi lamentado por pai de aluno

“Na área de recreação, o telhado está comprometido, rachado. Ali é onde as crianças ficam para lanchar, brincar. Pode esse telhado cair sobre as crianças, causar um dano muito grande. A escola está praticamente abandonada, sucateada. Me surpreendi com a estrutura da escola”, criticou.

Ainda de acordo com José, além das pichações e do problema visível do teto da escola, as portas dos banheiros estavam quebradas. “As crianças não têm nem privacidade para usar os banheiros. Peço ao secretário de Educação e ao prefeito que tomem as medidas cabíveis para resolver essa situação”, reivindicou.

Um pai criticou a não reforma das escolas no período de recesso

“Não sei como as outras escolas estão, mas ali eu pude observar muitos danos. Está sucateada e isso não vem de hoje. Pelo que conversei com alguns pais, eles falaram que esse problema já ocorre há muito tempo. Não estou culpando diretores, professores. Apenas quero cobrar as autoridades competentes”, finalizou o pai de aluna.

O CORREIO procuro a Prefeitura de Marabá para mais informações sobre a estrutura das escolas, mas até o fechamento desta matéria não conseguimos contato.

Nesta sala de aula, em outra escola, primeira atividade do ano

Ano letivo

Segundo o diretor de Ensino Urbano, Fábio Rogério Gomes, o ano letivo de 2019 está previsto para encerrar em 12 de dezembro e os professores não trabalharão sábados e feriados, exceto os dias 11 de maio – em que será comemorado o Dia “D” da Família na Escola para compensar o dia 18 de abril – Quinta-feira Santa que não haverá aula; e o dia 15 de agosto – feriado de Adesão do Pará à Independência do Brasil, para compensar o acréscimo do dia 31 de julho às férias do professor.

O período de recuperação escolar será entre 13 a 30 de dezembro de 2019 e o período de férias de final de ano entre 31 de dezembro de 2019 a 14 de janeiro de 2020. Já o ano letivo de 2020 terá início no dia 15 de janeiro. A merenda escolar foi distribuída previamente para todas as escolas e o cardápio estará mais diversificado este ano. (Karine Sued, com informações da Prefeitura de Marabá)