Correio de Carajás

Amazônia e covid-19: Ministro da Defesa avalia ações em Marabá

Cumprindo sua agenda de visitas às sedes dos comandos militares de todo o País, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, esteve nesta quinta-feira (23), em Marabá. Na pauta, dois assuntos: o emprego do Exército Brasileiro no combate à covid-19 e a Operação Verde Brasil 2, que coíbe crimes ambientais na Amazônia. Azevedo se reuniu com autoridades locais e representantes de órgãos que atuam nas duas frentes, na sede do 52º Batalhão Logístico de Selva.

Representantes de outros órgãos participaram de reunião com o ministro

No tocante à Operação Verde Brasil 2, Fernando Azevedo explicou que a função do Exército é dar suporte aos órgãos competentes, pois o EB não tem expertise nessa área de controle ambiental. Por isso, é importante que os órgãos envolvidos na ação estejam devidamente integrados. Segundo ele, isso está ocorrendo. “Não tem uma agência mais importante do que a outra; tem um somatório de expertises”, afirma.

Ainda sobre a Verde Brasil 2, o ministro explicou que os três Comandos Conjuntos envolvidos na ação (Amazônia, Oeste e Norte) já aplicaram mais de R$ 400 milhões em multas por crimes ambientais. Somente o Comando Conjunto do Norte (CCjN) foi responsável por R$ 242,3 milhões em multas aplicadas.

Leia mais:
Azevedo conversou com o prefeito Tião Miranda sobre as ações do município

Além disso, o CCjN já apreendeu quase 4,6 mil m³ de madeira, oito toneladas de minério, 91 embarcações e 66 veículos terrestres, como tratores, caminhões e escavadeiras. Também houve o confisco de 2.645 motosserras, geradores e peneiras de mineração que eram utilizados em atividades ilegais de degradação ao meio ambiente.

Um forte aparato foi montado para garantir a segurança da visita ministerial

Coronavírus

No tocante ao combate à covid-19, o ministro apresentou números que mostram o comprometimento das Forças Armadas no apoio aos órgãos envolvidos diretamente no assunto. “Estamos aí com a operação Covid-19, que reúne todos os 10 Comandos Conjuntos representando mais de 30 mil homens, além de viaturas e aeronaves”, declarou.

O ministro já tinha visitado todos os outros nove Comandos Conjuntos, faltava apenas o Comando do Norte, que envolve o Pará e o Amapá. Inclusive, depois de visitar Marabá, ele seguiu para Belém, onde fez a mesma programação, na parte da tarde, e nesta sexta-feira ele estará em Macapá (AP). (Chagas Filho e Evangelista Rocha)