Na data de 22 de junho é comemorado o Dia Mundial do Fusca. Desde 2019, o Fusca Clube Carajás, que tem sede em Parauapebas, tem reunido aficionados por veículos antigos na região. O grupo começou com foco em Fuscas, derivado do antigo grupo Carros Antigos de Carajás, mas logo se expandiu para outros modelos clássicos da Volkswagen, como o Parati, a Kombi, Gol “Quadrado” e Gol “Bolinha”. Com 87 membros – incluindo dois mecânicos especializados em carros antigos – o grupo está promovendo a 2ª Exposição Automotiva de Clássicos e Rebaixados, que acontecerá neste sábado (24), em comemoração ao Dia Mundial do Fusca.
O engenheiro Fernando Sousa, vice-presidente do Clube, contou um pouco da história do grupo e sua relação com o clássico veículo da Volkswagen.
Fundado em 21 de setembro de 2019, o clube foi criado porque os membros perceberam que os encontros dos carros antigos eram sempre lotados de Fuscas – foi quando surgiu a ideia de criar um grupo exclusivo para o veículo.
Leia mais:Apesar de ocupar a vice-presidência, Fernando já foi presidente do grupo – cargo atualmente ocupado por seu amigo, o administrador Jânio Cardoso. No entanto, o vice-presidente teve que somar mais responsabilidades, já que o amigo tem estado ocupado com outras responsabilidades.
“Hoje em dia, não ocupo mais a posição de presidente do grupo. Devido ao fato de o Jânio estar muito ocupado com outras atividades, acabo realizando a maior parte das tarefas, como convocar os membros do grupo, gerenciar as redes sociais (Instagram, principalmente) e liderar as ações de divulgação”, explicou.
FERNANDO E “DONA GRAÇA”
A relação de Fernando com o veículo tem até data oficial: 8 de agosto de 2021, quando adquiriu seu primeiro Fusca, um modelo de 1981. De lá para cá vieram os modelos de 1984, 1985 e o mais atual: uma versão standard – mais simples – do modelo de 1978, com motor 1300 e batizado de “Dona Graça”.
“Foi com o tempo que eu personalizei algumas coisinhas, colocando o farol de milha, algumas ponteiras, porque cada dono personaliza de alguma forma.”
Apesar de estar em seu quarto Fusca, o engenheiro prefere manter apenas um por vez. “Esse trem vicia demais, mas um já é problema suficiente [risos]”, brinca o engenheiro.
DE PAI PARA FILHO
O Fusca Clube Carajás tem, entre seus membros, dois mecânicos, que são especializados em carros antigos – sobretudo os Fuscas. Um deles é Elias Almeida Sobrinho, que tem uma oficina no Bairro Beira Rio. A experiência dele vem desde a época em que trabalhava em concessionárias que vendiam e distribuíam peças para fuscas.
“Numa conversa com ele, você fala sobre o veículo e, imediatamente, Seu Elias identifica o problema e já começa a consertá-lo. Ele é uma pessoa muito simpática e acolhedora”, elogia Fernando.
Já o mais jovem, Ivonaldo do Santos Nascimento – o “Cesinha” –, é filho de uma figura importante para os amantes do veículo na região, Roberto César do Nascimento, que ficou conhecido como o “Rei dos Fuscas”. O falecido pai de Ivonaldo acendeu nele a vontade de aprender sobre o conserto e manutenção de Fuscas.
Desde então, Cesinha aprendeu sobre consertos desses carros com o pai e agora é um especialista na região. Além de mexer com Fuscas, ele também é habilidoso em trabalhar com carros antigos em geral. O mecânico ainda conserva, em sua casa, o fusca do falecido pai.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
O evento que vai ser realizado neste sábado (24) chega a sua segunda edição. Assim como no ano passado, ele será realizado na Revemar Automóveis, da Volkswagen, no Bairro Nova Carajás, e tem previsão de início às 9h, se alongando até o início da tarde, às 14h.
Como o título entrega, a 2ª Exposição Automotiva de Clássicos e Rebaixados não terá apenas de fuscas, mas veículos de amantes das quatro rodas das mais diversas categorias, que poderão ostentar seus veículos e trocar experiências.
A ideia, conclui Fernando, é tornar o evento não apenas anual, como também expandi-lo a outros municípios da região. (Clein Ferreira)