Correio de Carajás

Charme e antiguidade sobre quatro rodas nas ruas de Marabá

A cor abacate é apenas uma de suas várias características marcantes do belo Fusca de Oliveira/ Fotos: Evangelista Rocha

Um carro que começou a ser fabricado em 1959 ainda conta com muitos admiradores. Verdadeiros apaixonados, que fazem do Fusca um item de coleção e reverência. O veículo é tão importante na história do Brasil, que tem não apenas um, mas dois dias no calendário, sendo celebrado nesta quinta-feira (22), no mundo inteiro.

Você pode não ter tido um, mas com certeza já ouviu falar dele. A reportagem deste CORREIO deu um passeio pelas ruas de Marabá em um desses clássicos na manhã desta quinta-feira e pôde entender pelo menos um pouquinho, seus fãs, para tentar te explicar o motivo de ele ser um verdadeiro ícone mundialmente.

Somente aqui em Marabá, há cerca de 50 fuscas rodando pelas ruas da cidade, como garante alguns membros do Fusca & Antigos de Marabá. É o caso do “abacatinho” pastel, do empresário Oliveira. O modelo, que teve mais de três milhões de exemplares fabricados no país, mantém um estado de conservação e originalidade, com exceção de seu painel, motor e rodas.

Leia mais:
O painel é clássico, com direito até um arranjo de flores para agregar requinte

“É um carro que representa uma época de muito saudosismo. Você anda em um Fusca desse e é gostoso de ver o pessoal olhando, apontando e, principalmente, as crianças. É muito marcante”, diz.

O automóvel vintage, com 56 anos, possui limpadores de para-brisa, cintos de segurança e retrovisores originais. O dono, que o mantém há mais de um ano, mostra que o apego ao veículo está diretamente ligado à valorização de uma antiguidade que, de certa forma, representa os 24 anos consecutivos em que o automóvel foi coroado como o mais vendido no Brasil, na década de 1990.

Apesar de ser uma antiquaria, a caveira na traseira traz um ar de contemporâneo

Sozinho, o Fusca foi responsável por 30% da frota nacional. Sua popularidade foi tão grande que apesar de várias despedidas ao longo das décadas, ele foi relançado diversas vezes. Em 2010, um modelo exclusivo e esportivo marcou a despedida desse clássico. O New Beattle possuía 200 cavalos e motor 2.0.

Na noite desta quinta-feira, membros do Fusca & Antigos de Marabá vão se encontrar para comemorar celebrar a data e jogar conversa fora sobre a paixão por carros antigos. (Thays Araujo)