Correio de Carajás

Alunos de Marabá atingem notas próximas de 1.000 na redação do Enem

Estudantes da rede estadual de ensino tiveram resultados surpreendentes na redação do Enem 2021. As notas, acima dos 900 pontos, foram celebradas pelas escolas, alunos e comunidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana as notas dos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Apesar das adversidades que surgiram no processo educacional, em decorrência da pandemia de covid-19, vários estudantes da rede estadual de ensino, em Marabá, se destacaram em mais uma edição do certame, principalmente na redação.

A escola Estadual Professor Anísio Teixeira, localizada no bairro Belo Horizonte, foi destaque com quatro alunos recebendo 960 pontos na redação, e diversos outros pontuaram acima de 900. Para Arley Sandra, diretora da instituição, o bom desempenho é reflexo do conjunto de ações realizadas pelos professores e por toda equipe educacional. Acompanhar os alunos, dar suporte dentro e fora da sala de aula, ter professores dedicados a trabalharem as competências da redação dentro de suas aulas, são vistos pela diretora como os grandes diferenciais da escola.

Arley Sandra, diretora da Anísio Teixeira, ressalta a importância da equipe escolar na conquista

“A equipe tem o foco no aluno, que ele conclua o ensino médio e saia da escola já com o pé dentro da universidade”, reflete Arley. A escola Anísio Teixeira, ao longo dos anos, tem colhido bons resultados nos vestibulares, com alunos sendo aprovados tanto para universidades públicas quanto para as privadas.

Leia mais:

Cerca de 10 alunos da escola Geraldo Mendes de Castro Veloso, também no bairro Belo Horizonte, obtiveram nota maior que 900. Para Surama Souza, diretora da escola, o sucesso dos alunos é reflexo de um trabalho de três anos da equipe docente, tanto dos professores de língua portuguesa, quanto da equipe escolar como um todo.

Surama Souza, diretora da escola Geraldo Veloso, comemora o bom desempenho dos alunos

Ela reflete que alunos e o corpo docente sentiram o impacto da pandemia, um período visto por ela como desafiador. A escola utilizou de diversos instrumentos pedagógicos para conseguir, ao longo dos dois últimos anos, preparar os alunos para o Enem. Aulas através de plataformas de chamada de vídeo, atividades impressas para alunos sem acesso à internet, apoio e motivação de todos os professores foram destacadas pela diretora como fatores determinantes para o bom resultado.

Além das escolas já citadas, alunos de outros centros de ensino marabaense garantiram um ótimo desempenho nas notas, como o Colégio Militar Rio Tocantins, na Folha 13, e também da escola Walquise Vianna da Silveira, no São Félix.

Uma boa pontuação na redação do Enem impacta positivamente na nota final da prova, podendo elevar o resultado de forma significativa, podendo garantir uma vaga na universidade. (Luciana Araújo e Ulisses Pompeu)