O fechamento do cadastro eleitoral em 2022 ocorre no dia 4 de maio. Esse é o prazo limite para regularizar, transferir ou tirar o título de eleitor pela primeira vez, com vistas às eleições de outubro. O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, mas são obrigatórios a partir dos 18 anos. Faltando apenas 34 dias para o encerramento do serviço, o movimento de jurisdicionados no Cartório Eleitoral em Marabá ainda é tímido, e pode significar que muita gente ainda está deixando para a última hora.
O Correio de Carajás esteve no Cartório Eleitoral, que abriga a 23ª e 100ª zonas eleitorais, na manhã da última quarta-feira (30/3), momento em que a demanda por atendimento era pequena, com uma dúzia de pessoas no local à procura de regularizar suas situações diante a Justiça Eleitoral. Os poucos que ali estavam foram atendidos rapidamente.
O baixo comparecimento ainda não assusta, segundo o chefe de cartório da 100ª Zona Eleitoral, Marcus Tristão, que acredita que grande parcela desse público, principalmente os jovens, pode estar realizando o alistamento de forma online, pela ferramenta “Título Net”. Ou seja, é possível, este ano, fazer todos os procedimentos, desde o cadastramento, a mudança de domicílio ou regularização, inteiramente de casa, com o uso da internet.
Leia mais:De outro lado, Marcus admite que uma parcela considerável do público pode realmente estar deixando para resolver a sua situação para com a Justiça Eleitoral na reta final. Com vistas a isso, ele adiantou ao CORREIO que um esquema especial de atendimento está sendo montado para vigorar a partir do dia 18 de abril, estendendo o horário de atendimento ao público (veja abaixo).
Entre as pessoas que preferiram regularizar a sua vida presencialmente no Cartório Eleitoral, a reportagem encontrou Raísa Natália Camelo Mendes, 28 anos, moradora da Folha 28. Ela estava regularizando sua situação depois de ter deixado de votar nas últimas eleições, quando estava fora da sua zona eleitoral.
Morador há 11 anos de Marabá, Antônio da Conceição Silva, 52 anos, era outro que também tinha pendências por se abster da votação em eleições anteriores. “Já vim várias vezes aqui, desde que me mudei para a cidade, e o atendimento é rápido e organizado, nunca tive problemas”, pontuou ele ao adiantar a sua vida dentro do prazo.
De acordo com o chefe de cartório, Marcus Tristão, a sede local das zonas eleitorais recebe diariamente, até o período atual, a média de 60 pessoas em busca da regulamentação, transferência ou emissão do título. Mas segundo ele, a quantidade deve aumentar com a chegada do prazo limite para os serviços, como todos os anos.
Contingente Eleitoral
A 23ª e 100ª zonas eleitorais da cidade somam 196.522 eleitores, todavia, apenas 165.678 se encontram aptos, até o momento, para votar na eleição presidencial que ocorrerá no dia 2 de outubro deste ano.
Levando em consideração que, do ano passado até o instante presente, 30.844 eleitores tiveram seus títulos cancelados, se faz necessário entender o número alto de pessoas que já não se encontram mais aptas perante à Justiça, para exercer o voto.
Do total, 896 tiveram seus títulos suspensos por improbidade ou encarceramentos, e 29.948 pessoas não se atentaram para regularizar suas certidões eleitorais feitas pelo recurso remoto do Título Net, ou não votaram três vezes consecutivas e não procuraram justificar perante a Justiça tais faltas.
Vale lembrar que, os cidadãos que tiraram seus títulos pela internet, e consequentemente não possuem biometria cadastrada, precisam também comparecer ao cartório eleitoral até o prazo do dia 4 de maio para uma revisão de dados, onde serão checadas informações catalogadas anteriormente no recurso Título Net para então, estarem aptas como eleitores.
BIOMETRIA
Mediante as restrições pela pandemia do covid-19, este ano o Cartório Eleitoral de Marabá não realizará o cadastramento de biometria e esse é um dos principais motivos para o qual, Marcus Tristão orienta para que os marabaenses que realizaram seus cadastros via internet após a última eleição do município, se atentem para a data de encerramento dos serviços da instituição.
Ainda na entrevista ao jornal, Marcus explicou: “Devido ao modo com que as biometrias são colhidas e ao momento que estamos vivendo, a saúde de milhares de pessoas pode ser colocada em risco, portanto, é necessário vir até o cartório durante o período de atendimento semanal, ou comparecer aos guichês assistentes localizados no Partage Shopping, para a checagem de dados e assim, estar apto a votar na próxima eleição”, detalhou ele.
EXTENSÃO
Até o dia 18 de abril, os atendimentos no Cartório Eleitoral acontecerão normalmente das 8 às 13 horas de segunda a sexta-feira. A partir dessa data, o serviço se estenderá até às 15 horas, e durante a última semana do prazo de encerramento, até às 18 horas. Além do próprio cartório, existem dois guichês funcionando simultaneamente aos horários da sede, no Partage Shopping Marabá, que também realizam todos os serviços necessários.
O juiz Aidison Campos Sousa é o atual titular da 100ª Zona Eleitoral e Diretor do Fórum.
SERVIÇO: Para regularização e/ou transferência de cidade e/ou estado, é necessário comparecer aos locais de atendimento com o título, identidade e comprovante de residência. Quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez, deve levar qualquer tipo de documento de identificação, como carteira de trabalho ou certidão de nascimento e comprovante de residência. O Cartório Eleitoral fica localizado à Av. VP 3, Folha 16, Quadra 36, Lote 10, Nova Marabá. (Thays Araújo – estagiária)
Acesse o serviço “Títulos Net” por meio do QR Code abaixo, com o uso do seu celular.