As medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus foram extremamente endurecidas em Itupiranga, conforme decreto assinado pelo prefeito em exercício, José da Aparecida Soares Menez, nesta terça-feira (19). Entre as determinações, estão o toque de recolher das 22 às 5h, em todos os dias da semana, além do uso obrigatório de máscara até mesmo dentro do carro.
A penalidade para quem não utilizar a máscara será de advertência, no primeiro momento, e multa no valor de R$ 200,00 caso descumpra novamente. O uso é obrigatório em espaços públicos, dentro dos transportes e veículos, além dos estabelecimentos comerciais.
O toque de recolher é válido para toda a população, exceto, quando comprovadamente, houver a necessidade de locomoção a farmácias ou atendimento de saúde de urgência.
Leia mais:A orla do município também foi interditada e estão expressamente proibidas as aglomerações no local. Restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, espetinhos, padarias e estabelecimentos afins só poderão funcionar com limite máximo de 30% da capacidade, bem como igrejas e academias.
Também foi liberado que todos os estabelecimentos comerciais realizem vendas on-line, por telefone ou outro meio eletrônico, efetuando entrega em domicílio, na modalidade delivery. Denúncias de descumprimento do decreto podem ser informadas por meio do número (94) 99189-6483. Vale lembrar que o decreto poderá ser revisto em até 15 dias.
O município contabiliza 796 casos confirmado de Covid-19 e 37 óbitos, sendo que o prefeito titular, Benjamim Tasca, também está infectado com o vírus e se recupera em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, com quadro estável. Confira o Decreto nº 02/2021 na íntegra. (Zeus Bandeira)