Correio de Carajás

Airton Souza: Live marca lançamento do livro “Tumulto das Flores”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O lançamento do livro “Tumulto das Flores”, do professor e poeta marabaense Airton Souza, vai acontecer de forma virtual, com duas lives nesta sexta-feira (26) e sábado nas plataformas Facebook e Instagram da @telucazu, editora responsável. A estratégia é contemplar os públicos das duas plataformas.

A editora Telucazu é originária de São Paulo e coordenada por um casal de escritores: André Kondo, de proza e poeta e Lilian Araújo, também poeta, que já publicaram vários outros livros de diversos escritores, bastantes conhecidos no cenário nacional.

E é a primeira vez que o autor tem obra publicada por essa editora.

Leia mais:

Airton se mostrou feliz com o resultado do projeto: “Eles fizeram um trabalho espetacular, desde a edição até o lançamento do livro, além de uma ótima divulgação”. A edição e a diagramação foram feitas em São Paulo, pela editora.

O poeta marabaense acabou lançando o livro por conta própria, mesmo tendo sido beneficiado com a classificação em um edital de 2017 da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). Um contrato assinado com o Estado lhe garantiria a materialização dos exemplares da obra, mas o recurso nunca foi pago. Airton teve de esperar vencer o contrato, quatro anos depois, para ter direito ao lançamento da própria obra, assumindo os custos. Apesar disso, ele ainda espera conseguir o reembolso a que tem direito, do setor público.

SAIBA MAIS

Airton Souza é nascido e criado em Marabá, tem 38 anos e 38 livros publicados. “Os meus livros são predominantemente de poemas alguns voltado a literatura infantil e um livro de teoria literária, que foi por causa da área que atuo por ser formado em letras’’.

Fora isso, participou de várias coletâneas (no total de 90) espalhadas por todo o Brasil, que são chamadas de antologias e também organiza uma que é o Anuário da Poesia Paraense, que já está com oito anos sendo publicada.

O livro “Tumulto das Flores” faz parte de um projeto poético que ele criou e que tem outras três obras que dialogam entre si, uma trilogia de temática relacionada à perda. Ele cita que é parte de uma experiencia pessoal, das próprias tragédias, onde uma delas foi a perda de um irmão que foi assassinado e logo depois a perda dos pais, tentando viabilizar um projeto que pudesse ajudá-lo a compreender.

“Vou escrevendo os poemas e tentando entender como se forma isso na nossa relação do dia-a-dia, de como a gente se dá com essa questão de perda. Esses poemas eles traçam esse diálogo de uma perspectiva do vazio”, relata Airton.

E todos os seus livros já foram publicados, tudo por meio de editais de premiação, e o “Tumulto das Flores” é uma parte desse projeto, que propôs a entender todas essa tragédias que o ser humano vai passar, tendo a flor como tema de seus livros, de como que ela intermedeia a felicidade ela também intermedeia a tristeza, e tudo isso vem sendo pensado desde do ano de 2015. 

Serviço:

Para adquirir um exemplar, o interessado pode entrar em contato com o próprio autor por meio de suas redes sociais no Facebook e Instagram, procurando por Airton Souza. (Henrique Garcia – Estagiário)

Comentários

Mais

Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa

Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa

Em isolamento social, as pessoas tendem a sentir falta de sair e do contato com a natureza, por isso, ter…
Mundo chega a 3 milhões de mortes por Covid com piora da pandemia na América do Sul

Mundo chega a 3 milhões de mortes por Covid com piora da pandemia na América do Sul

O mundo chegou neste sábado (17) à triste marca de 3 milhões de mortes causadas pela Covid-19, em meio à…
Pará gera mais de 3 mil postos formais de trabalho no setor de serviços

Pará gera mais de 3 mil postos formais de trabalho no setor de serviços

“Eu atuo no ramo de eventos, sou segurança, e em meio à pandemia o nosso trabalho parou. Atualmente, a banda…
Novo estudo descarta elo entre tipo sanguíneo e a incidência de Covid

Novo estudo descarta elo entre tipo sanguíneo e a incidência de Covid

Uma investigação feita com mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos demonstrou que não há relação entre o tipo sanguíneo…
Pequeno ouvinte da Correio FM é premiado com bolo de aniversário

Pequeno ouvinte da Correio FM é premiado com bolo de aniversário

O garoto Angelo Miguel, pequeno ouvinte da nossa rádio, foi o grande ganhador da Promoção Aniversariante do Mês da Correio…
Coronafobia: transtornos compulsivos e de ansiedade por conta da pandemia

Coronafobia: transtornos compulsivos e de ansiedade por conta da pandemia

Há um ano que todo o Brasil vem enfrentando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Sentimentos como incerteza e ansiedade…