Correio de Carajás

Airton Souza: Live marca lançamento do livro “Tumulto das Flores”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O lançamento do livro “Tumulto das Flores”, do professor e poeta marabaense Airton Souza, vai acontecer de forma virtual, com duas lives nesta sexta-feira (26) e sábado nas plataformas Facebook e Instagram da @telucazu, editora responsável. A estratégia é contemplar os públicos das duas plataformas.

A editora Telucazu é originária de São Paulo e coordenada por um casal de escritores: André Kondo, de proza e poeta e Lilian Araújo, também poeta, que já publicaram vários outros livros de diversos escritores, bastantes conhecidos no cenário nacional.

E é a primeira vez que o autor tem obra publicada por essa editora.

Leia mais:

Airton se mostrou feliz com o resultado do projeto: “Eles fizeram um trabalho espetacular, desde a edição até o lançamento do livro, além de uma ótima divulgação”. A edição e a diagramação foram feitas em São Paulo, pela editora.

O poeta marabaense acabou lançando o livro por conta própria, mesmo tendo sido beneficiado com a classificação em um edital de 2017 da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). Um contrato assinado com o Estado lhe garantiria a materialização dos exemplares da obra, mas o recurso nunca foi pago. Airton teve de esperar vencer o contrato, quatro anos depois, para ter direito ao lançamento da própria obra, assumindo os custos. Apesar disso, ele ainda espera conseguir o reembolso a que tem direito, do setor público.

SAIBA MAIS

Airton Souza é nascido e criado em Marabá, tem 38 anos e 38 livros publicados. “Os meus livros são predominantemente de poemas alguns voltado a literatura infantil e um livro de teoria literária, que foi por causa da área que atuo por ser formado em letras’’.

Fora isso, participou de várias coletâneas (no total de 90) espalhadas por todo o Brasil, que são chamadas de antologias e também organiza uma que é o Anuário da Poesia Paraense, que já está com oito anos sendo publicada.

O livro “Tumulto das Flores” faz parte de um projeto poético que ele criou e que tem outras três obras que dialogam entre si, uma trilogia de temática relacionada à perda. Ele cita que é parte de uma experiencia pessoal, das próprias tragédias, onde uma delas foi a perda de um irmão que foi assassinado e logo depois a perda dos pais, tentando viabilizar um projeto que pudesse ajudá-lo a compreender.

“Vou escrevendo os poemas e tentando entender como se forma isso na nossa relação do dia-a-dia, de como a gente se dá com essa questão de perda. Esses poemas eles traçam esse diálogo de uma perspectiva do vazio”, relata Airton.

E todos os seus livros já foram publicados, tudo por meio de editais de premiação, e o “Tumulto das Flores” é uma parte desse projeto, que propôs a entender todas essa tragédias que o ser humano vai passar, tendo a flor como tema de seus livros, de como que ela intermedeia a felicidade ela também intermedeia a tristeza, e tudo isso vem sendo pensado desde do ano de 2015. 

Serviço:

Para adquirir um exemplar, o interessado pode entrar em contato com o próprio autor por meio de suas redes sociais no Facebook e Instagram, procurando por Airton Souza. (Henrique Garcia – Estagiário)

Comentários

Mais

Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realizou o 6º Sarau Líteromusical,…
Pará registra 610.087 casos e 16.928 mortes por Covid-19

Pará registra 610.087 casos e 16.928 mortes por Covid-19

O Pará contabilizou mais 695 casos de Covid-19 e 16 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Alec Baldwin diz que não puxou gatilho de arma que matou diretora de fotografia

Alec Baldwin diz que não puxou gatilho de arma que matou diretora de fotografia

O ator Alec Baldwin declarou em entrevista para TV que não puxou o gatilho da arma que matou a diretora de fotografia Halyna…
MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies de 2022

MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies de 2022

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (1º) o edital com o cronograma e os procedimentos para participação das mantenedoras de…
HIV: Brasil tem 694 mil pessoas em terapia antirretroviral

HIV: Brasil tem 694 mil pessoas em terapia antirretroviral

No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV. Apenas neste ano, 45 mil novos pacientes iniciaram a…
Covid-19: OMS aponta baixa cobertura vacinal e testes insuficientes

Covid-19: OMS aponta baixa cobertura vacinal e testes insuficientes

O mundo enfrenta “uma mistura tóxica” que resulta da baixa cobertura vacinal contra a covid-19 e um nível de testagem…