O lançamento do livro “Tumulto das Flores”, do professor e poeta marabaense Airton Souza, vai acontecer de forma virtual, com duas lives nesta sexta-feira (26) e sábado nas plataformas Facebook e Instagram da @telucazu, editora responsável. A estratégia é contemplar os públicos das duas plataformas.
A editora Telucazu é originária de São Paulo e coordenada por um casal de escritores: André Kondo, de proza e poeta e Lilian Araújo, também poeta, que já publicaram vários outros livros de diversos escritores, bastantes conhecidos no cenário nacional.
E é a primeira vez que o autor tem obra publicada por essa editora.
Leia mais:Airton se mostrou feliz com o resultado do projeto: “Eles fizeram um trabalho espetacular, desde a edição até o lançamento do livro, além de uma ótima divulgação”. A edição e a diagramação foram feitas em São Paulo, pela editora.
O poeta marabaense acabou lançando o livro por conta própria, mesmo tendo sido beneficiado com a classificação em um edital de 2017 da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). Um contrato assinado com o Estado lhe garantiria a materialização dos exemplares da obra, mas o recurso nunca foi pago. Airton teve de esperar vencer o contrato, quatro anos depois, para ter direito ao lançamento da própria obra, assumindo os custos. Apesar disso, ele ainda espera conseguir o reembolso a que tem direito, do setor público.
SAIBA MAIS
Airton Souza é nascido e criado em Marabá, tem 38 anos e 38 livros publicados. “Os meus livros são predominantemente de poemas alguns voltado a literatura infantil e um livro de teoria literária, que foi por causa da área que atuo por ser formado em letras’’.
Fora isso, participou de várias coletâneas (no total de 90) espalhadas por todo o Brasil, que são chamadas de antologias e também organiza uma que é o Anuário da Poesia Paraense, que já está com oito anos sendo publicada.
O livro “Tumulto das Flores” faz parte de um projeto poético que ele criou e que tem outras três obras que dialogam entre si, uma trilogia de temática relacionada à perda. Ele cita que é parte de uma experiencia pessoal, das próprias tragédias, onde uma delas foi a perda de um irmão que foi assassinado e logo depois a perda dos pais, tentando viabilizar um projeto que pudesse ajudá-lo a compreender.
“Vou escrevendo os poemas e tentando entender como se forma isso na nossa relação do dia-a-dia, de como a gente se dá com essa questão de perda. Esses poemas eles traçam esse diálogo de uma perspectiva do vazio”, relata Airton.
E todos os seus livros já foram publicados, tudo por meio de editais de premiação, e o “Tumulto das Flores” é uma parte desse projeto, que propôs a entender todas essa tragédias que o ser humano vai passar, tendo a flor como tema de seus livros, de como que ela intermedeia a felicidade ela também intermedeia a tristeza, e tudo isso vem sendo pensado desde do ano de 2015.
Serviço:
Para adquirir um exemplar, o interessado pode entrar em contato com o próprio autor por meio de suas redes sociais no Facebook e Instagram, procurando por Airton Souza. (Henrique Garcia – Estagiário)