Correio de Carajás

Águia estreia nesta 4ª contra a outra Águia

Samuel Cândido substitui João Galvão à frente do Azulão. Torcida viaja a Parauapebas para acompanhar a equipe

Águia trocou de técnico e torcida está esperançosa que tive volte a uma competição nacional este ano

O Campeonato Paraense 2022 começa amanhã, quarta-feira, dia 26. Ao todo, 12 equipes vão brigar pelo título da 110ª edição do estadual. O Águia de Marabá faz sua estreia às 20 horas, no Estádio Rosenão, longe de sua torcida raiz, por causa da enchente que alagou o gramado do Estádio Zinho Oliveira. Vai enfrentar de cara a Tuna Lusa, que também é apelidada de Águia, só que do Souza.

O Parazão 2022 começa no dia 26 de fevereiro e está previsto para terminar no dia 04 de abril. Em ordem alfabética, Amazônia, Águia de Marabá, Bragantino-PA, Caeté, Castanhal, Independente-PA, Itupiranga, Paragominas, Paysandu, Remo, Tapajós e Tuna Luso são os participantes.

Assim como em 2021, o formato deste ano tem três grupos, com as equipes de uma chave enfrentando as das outras duas em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, juntamente com os dois melhores terceiros colocados. Os confrontos das quartas de final, semifinais, disputa de terceiro colocado e a final serão de ida e volta.

Leia mais:

As duas piores equipes na classificação geral serão rebaixadas para a segunda divisão estadual de 2023. Campeão, vice e terceiro colocado garantem vagas na Copa do Brasil 2023. As duas equipes de melhor campanha ganham vagas na Série D de 2023 – exceto Remo e Paysandu, que já representam o Pará na Série C.

Para a Copa Verde, a CBF define três critérios de classificação: campeões estaduais, seis melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) e, por último, seis em vagas destinadas às Federações melhores posicionadas no Ranking Nacional de Federações (RNF). Nesses critérios, o Paysandu e o Remo praticamente possuem vagas garantidas na competição, atualmente.

O Azulão Marabaense irá mais uma vez tentar retornar ao cenário nacional. Em 2021, a equipe foi até as quartas de final, onde foi eliminado pelo Remo, terminando o campeonato na oitava colocação geral. O objetivo deste ano é ir além e ficar entre os melhores do torneio.

Técnico: no comando do Águia está o experiente Samuel Cândido. O treinador chegou no clube em novembro do ano passado para substituir João Galvão, que deixou o time após 20 anos, para assumir o cargo de executivo de futebol do Remo.

Destaque: o meia Balão Marabá está de volta ao Águia. O atleta vai para a sexta passagem pelo time – 2008, 2009, 2013, 2020, 2021 e 2022. No ano passado, ele disputou nove jogos no estadual com a camisa do Azulão.

Balão Marabá disputou o Parazão deste ano pelo Águia de Marabá — Foto: Lucas Sampaio

Principal contratação: o zagueiro Rodrigo chegou para ser um reforço para esta temporada. O jogador, de 23 anos, fez parte das categorias de base de Atlético Mineiro, Ituano-SP e Criciúma, neste último, atuou como profissional em 2019. Ele estava Rio Branco-SP, onde disputou a Série A2 do Paulista.

Elenco: com influência de Samuel Cândido, que treinou o Fonte Nova na Segundinha de 2021, o clube trouxe alguns nomes que atuaram com técnico no time de Belém. Quem também vai fazer parte do elenco este ano é o zagueiro Admilton, que, por influência do ídolo do Paysandu Vandick, aceitou reduzir o salário que recebia no América-RJ para jogar no Águia. Outros nomes conhecidos são do meia Wendell e do goleiro Gustavo, que retornam ao Azulão. (Fonte: ge.com.br)

Comentários

Mais

Quem são os jogadores mais bem pagos da NFL em 2022?

Quem são os jogadores mais bem pagos da NFL em 2022?

Quando falamos salários “de milhões”, não é brincadeira com a frase que virou febre hoje em dia. Afinal, os contratos…
Rubens Barrichello chega aos 50 na ativa e vê família perpetuar legado

Rubens Barrichello chega aos 50 na ativa e vê família perpetuar legado

Aos 50 anos, celebrados nesta segunda-feira (23), Rubens Barrichello continua acelerando. Não mais na Fórmula 1, maior categoria do automobilismo mundial, onde…
Marabá conquista quatro títulos na etapa regional

Marabá conquista quatro títulos na etapa regional

Marabá foi destaque na etapa regional dos Jogos abertos do Pará, realizado no último final de semana (14 e 15…
Marabá presente na 1ª etapa da Copa Nak Muay

Marabá presente na 1ª etapa da Copa Nak Muay

Neste domingo (22), o marabaense Mateus Ramalho entra no ringue, em Ananindeua, Zona Metropolitana de Belém, para representar Marabá na…
Brasil terá 2 árbitros na Copa do Mundo de 2022

Brasil terá 2 árbitros na Copa do Mundo de 2022

O Brasil terá dois árbitros e cinco auxiliares na Copa do Mundo de 2022. Pela primeira vez desde a Copa…
Messi lidera lista da Forbes de atletas mais bem pagos; Neymar é 4º

Messi lidera lista da Forbes de atletas mais bem pagos; Neymar é 4º

US$ 991,6 milhões, ou quase US$ 1 bilhão: foi esse o valor que os dez atletas mais bem pagos do mundo…