Correio de Carajás

Águia estreia nesta 4ª contra a outra Águia

Águia trocou de técnico e torcida está esperançosa que tive volte a uma competição nacional este ano

O Campeonato Paraense 2022 começa amanhã, quarta-feira, dia 26. Ao todo, 12 equipes vão brigar pelo título da 110ª edição do estadual. O Águia de Marabá faz sua estreia às 20 horas, no Estádio Rosenão, longe de sua torcida raiz, por causa da enchente que alagou o gramado do Estádio Zinho Oliveira. Vai enfrentar de cara a Tuna Lusa, que também é apelidada de Águia, só que do Souza.

O Parazão 2022 começa no dia 26 de fevereiro e está previsto para terminar no dia 04 de abril. Em ordem alfabética, Amazônia, Águia de Marabá, Bragantino-PA, Caeté, Castanhal, Independente-PA, Itupiranga, Paragominas, Paysandu, Remo, Tapajós e Tuna Luso são os participantes.

Assim como em 2021, o formato deste ano tem três grupos, com as equipes de uma chave enfrentando as das outras duas em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, juntamente com os dois melhores terceiros colocados. Os confrontos das quartas de final, semifinais, disputa de terceiro colocado e a final serão de ida e volta.

Leia mais:

As duas piores equipes na classificação geral serão rebaixadas para a segunda divisão estadual de 2023. Campeão, vice e terceiro colocado garantem vagas na Copa do Brasil 2023. As duas equipes de melhor campanha ganham vagas na Série D de 2023 – exceto Remo e Paysandu, que já representam o Pará na Série C.

Para a Copa Verde, a CBF define três critérios de classificação: campeões estaduais, seis melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) e, por último, seis em vagas destinadas às Federações melhores posicionadas no Ranking Nacional de Federações (RNF). Nesses critérios, o Paysandu e o Remo praticamente possuem vagas garantidas na competição, atualmente.

O Azulão Marabaense irá mais uma vez tentar retornar ao cenário nacional. Em 2021, a equipe foi até as quartas de final, onde foi eliminado pelo Remo, terminando o campeonato na oitava colocação geral. O objetivo deste ano é ir além e ficar entre os melhores do torneio.

Técnico: no comando do Águia está o experiente Samuel Cândido. O treinador chegou no clube em novembro do ano passado para substituir João Galvão, que deixou o time após 20 anos, para assumir o cargo de executivo de futebol do Remo.

Destaque: o meia Balão Marabá está de volta ao Águia. O atleta vai para a sexta passagem pelo time – 2008, 2009, 2013, 2020, 2021 e 2022. No ano passado, ele disputou nove jogos no estadual com a camisa do Azulão.

Balão Marabá disputou o Parazão deste ano pelo Águia de Marabá — Foto: Lucas Sampaio

Principal contratação: o zagueiro Rodrigo chegou para ser um reforço para esta temporada. O jogador, de 23 anos, fez parte das categorias de base de Atlético Mineiro, Ituano-SP e Criciúma, neste último, atuou como profissional em 2019. Ele estava Rio Branco-SP, onde disputou a Série A2 do Paulista.

Elenco: com influência de Samuel Cândido, que treinou o Fonte Nova na Segundinha de 2021, o clube trouxe alguns nomes que atuaram com técnico no time de Belém. Quem também vai fazer parte do elenco este ano é o zagueiro Admilton, que, por influência do ídolo do Paysandu Vandick, aceitou reduzir o salário que recebia no América-RJ para jogar no Águia. Outros nomes conhecidos são do meia Wendell e do goleiro Gustavo, que retornam ao Azulão. (Fonte: ge.com.br)