Terminados os jogos da última rodada da fase de grupos do Parazão 2021, foram definidos os oito times que farão as quartas de final. O Águia de Marabá passou, mas enfrentará o Clube do Remo. Isso acontece porque o emparelhamento se dará por critérios técnicos e, como o Águia ficou em oitavo na classificação geral, vai enfrentar o primeiro, que é justamente o Remo.
O confronto será em jogos de ida e volta, sendo o primeiro jogo na casa dos times que terminaram entre o quinto e o oitavo lugar, enquanto o jogo de volta será na casa das equipes que ficaram entre a primeiro e a quarta colocação.
Desse modo, o Águia (8º colocado) faz o primeiro jogo, no Zinho Oliveira, contra o Remo (1º). Já o Bragantino (7º) joga em casa a primeira partida diante do Paysandu (2º), enquanto o surpreendente Itupiranga (6º) joga contra a Tuna Luso (3º) na partida de ida; e o Independente (5º) começa as quartas jogando em casa contra o Castanhal (4º). Depois invertem-se os mandos.
Leia mais:De acordo com o regulamento da competição, a única vantagem dos quatro primeiros colocados é que terão direito de decidir os jogos em casa. Caso um time vença um jogo e perca o outro, o classificado será conhecido pelo saldo de gols.
No caso de dois empates, o classificado para as semifinais será conhecido pelas cobranças de pênalti. Em casa de vitórias com resultados e/ou saldo de gol iguais, também haverá cobranças de tiros livres da marca do penal.
Os piores e os sem sabor
Os rebaixados foram o Gavião, pior time do campeonato, com apenas 4 pontos, fruto de quatro empates, quatro derrotas e nenhuma vitória; e o Carajás, que terminou com 5 pontos, empatado com o Tapajós, que se livrou pelos outros critérios de desempate.
Já o Tapajós e o Paragominas terminam esta fase com a frustração de não terem se classificados, mas também com o alívio de não terem sido rebaixados. Ficam numa espécie de limbo.
Em números
O Remo terminou a primeira fase em primeiro lugar, com 20 pontos, sendo 6 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. Tem a chance de ser campeão invicto, pois é o único que ainda não experimentou o gosto amargo da derrota.
O Paysandu fecha em segundo, com 19 pontos e apenas uma derrota. Já o Independente ficou em terceiro lugar, com 13 pontos e também perdeu apenas um jogo. Em quarto ficou a Tuna, com 12 pontos e um detalhe: melhor ataque do campeonato: 20 gols.
Quinto colocado, o Castanhal fez somou 11 pontos, enquanto o Itupiranga ficou em sexto, com os mesmos 11 pontos. Mas também com dois detalhes curiosos: o time da cidade vizinha tem o pior ataque (4 gols feitos) e a melhor defesa (5 gols sofridos) entre todos os 12 times que começaram a disputa.
Na sétima colocação, o Bragantino somou 8 pontos e fez muitos gols (15), mas também sofreu muitos (16), sendo a segunda pior defesa do campeonato, à frente apenas do Gavião (19 bolas na rede).
Já o Águia de Marabá Futebol Clube chegou às quartas de final com 8 pontos, sendo o time que, junto com o Castanhal, foi o que mais empatou (5 partidas sem vencer nem perder). O time de João Galvão fez poucos gols (6), mas levou poucos também (7). Se empatar as duas contra o Remo, pode levar a sorte nos pênaltis. A conferir. (Chagas Filho)