Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida das crianças menores de cinco anos. Para orientar e incentivar o aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas lançou a Campanha Agosto Dourado.
A diretora de Planejamento e Saúde da Semsa, Cleice Reis, pontua ser muito especial o leite materno para as crianças. “Ele vale ouro, o número de mulheres que amamenta exclusivamente os filhos tem diminuído e, consequentemente, aumentado o número de alergias. Precisamos orientar e fortalecer o aleitamento materno”, alerta.
De acordo com a Semsa, no município nascem 450 crianças por mês e muitas mães estão deixando de amamentar os bebês antes dos seis meses de vida, por isso, a importância de falar sobre o assunto.
Leia mais:A enfermeira Milka Regia é mãe de primeira viagem e confidencia que amamentar foi o mais desafiador até o momento. “Uma coisa é ter a teoria, mas só na prática foi possível identificar quais são os desafios. Com paciência e persistência é possível obter bons frutos”, comemora.
A estudante universitária, Daiane Araújo, conta que a filha nasceu prematura, mas que faz questão de manter a alimentação da criança do leite materno. e acredita que esse é um benefício a mais para que as crianças não adoeçam.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno e já percorre o mundo com o laço simbólico. A ação é desenvolvida em trinta dias, período em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. (Theíza Cristhine e Adersen Arantes)