Após o Correio de Carajás noticiar possíveis irregularidades nas fiscalizações e autuações dos agentes de Trânsito do município de São Domingos do Araguaia, representantes do Departamento Municipal de Trânsito procuraram a reportagem para falar sobre o assunto.
De acordo com o agente José Carvalho, todas as abordagens são filmadas, e o cidadão que se sentir lesado pode procurar o Departamento de Trânsito e requerer a filmagem. “Essa denúncia é facilmente refutável, todos os agentes possuem uma câmera e as abordagens do início ao fim são filmadas.
Quanto ao questionamento do uso da película nos veículos oficiais do departamento. Todos os veículos estão dentro das especificações exigidas pelo Conselho Nacional de Trânsito”, explica.
Leia mais:Outro ponto abordado pelo agente do DMTU de São Domingos do Araguaia, é sobre a apreensão de veículos na zona rural. “O Departamento tem um telefone funcional, e ocorreu uma denúncia de que havia um veículo abandonado na Vila Almescão. Dois agentes se deslocaram e confirmaram o veículo abandonado. Fizeram a consulta e constava como furto/roubo. O veículo foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, foi feito o boletim de ocorrência e entregue ao proprietário, que inclusive é de Marabá”, diz Carvalho.
Ele finaliza confirmando o vídeo que tem circulado nas redes sociais – e que foi divulgado pelo Correio de Carajás – onde dois agentes aparecem em um veículo oficial com uma mulher no banco de trás. “Foi em 2019. O fardamento era outro. A direção era consciente. A moça em questão era funcionária do DMTU e foi penalizada, assim como o agente”, afirma Carvalho, ressaltando que a fiscalização vai continuar.
(Ana Mangas, com informações de Chagas Filho)