Seis municípios paraenses lideram o ranking de apreensões de veículos com registro de furto ou roubo no Pará. São eles: Bragança, Jacundá, Salinópolis, São Miguel do Guamá, Santa Izabel do Pará e Pacajá. O balanço divulgado pelo portal Agentes de Trânsito Municipais do Pará mostra que foram apreendidas 180 veículo durante os meses de janeiro a outubro do ano de 2022.
Sozinho, o município de Jacundá, na região sudeste paraense, responde por mais de 10% dessas apreensões. Em 2022, o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) apreendeu 19 veículos em situação irregular, como registro de furto ou roubo, sucatas e adulterados.
“Os municípios do estado do Pará que possuem agentes de trânsito fiscalizando buscam a redução do índice de acidentes e consequentemente acabam se deparando com veículos que possuem algum ilícito e acabam sendo removidos e apresentados na delegacia local”, explica o portal.
Leia mais:A frota do município de Jacundá é de 19.960 veículos, conforme o Instituto Brasileiro e Geografia e Estatísticas (IBGE). Desse total, 13.450 são motocicletas e motonetas. É o nicho onde concentra o maior número de veículos em situação irregular.
Na quarta-feira (8), por exemplo, a equipe de fiscalização do DMTU de Jacundá abordou um condutor que estava em uma motoneta modelo Biz, cor preta, sem usar capacete de segurança, sem placa do veículo e ao ser realizado a consulta foi constatada que o condutor não possuía habilitação e que o veículo estava com a numeração do chassi furada, caracterizando veículo proveniente de leilão “sucata”.
O caso foi parar na Delegacia de Polícia Civil após o condutor desrespeitar os agentes com palavras impublicáveis. A Polícia Militar deu apoio aos agentes e o condutor com o veículo foi encaminhado para delegacia. O condutor vai responder por desacato e desobediência. (Antonio Barroso/freelancer)