Correio de Carajás

Aeroporto de Marabá deverá ser leiloado até 2022

Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Está previsto para acontecer até o primeiro semestre de 2022 o leilão do aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá, como parte do projeto de concessões do Governo Federal com o intuito de atrair investimentos para ampliação e aperfeiçoamento da infraestrutura aeroportuária brasileira.

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (23), o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, afirmou que a agenda do governo para concessões é clara para os próximos quatro anos. “São mais duas rodadas, nós fizemos agora em 15 de março a quinta e temos a sexta já em andamento com leilão previsto para 2020. Marabá está na sétima rodada, com leilão previsto para o primeiro trimestre de 2022”, declarou.

Até lá, acrescenta Marta Seillier, presidente da Infraero, o órgão segue com a operação do aeroporto, realizando investimentos necessários. “A partir disso, com o leilão do aeroporto para a iniciativa privada, conduzido pela Secretaria de Aviação Civil e Ministério da Infraestrutura, faremos uma transição da operação para esse novo operador privado com toda segurança e qualidade para que o passageiro seja cada vez mais favorecido com esse processo de expansão da infraestrutura”, defende.

Leia mais:

Questionado pelo Portal Correio de Carajás que destinação será dada à Infraero após o término das concessões aeroportuárias, o secretário declarou que ainda não há definição do Governo Federal para o caso. “Mas cabe destacar que ela vem desempenhando importante papel, principalmente com relação à aviação regional do Brasil, que é um país continental e muitos estados precisam ser atendidos. Certamente, até 2022, será dada destinação, muito provavelmente nessa linha da aviação regional, do atendimento ao interior do país”, declarou.

ESTACIONAMENTO

A Reportagem também perguntou sobre a questão do estacionamento do aeroporto, atualmente aberto e gratuito, o que faz muitas pessoas deixarem os veículos no local enquanto viajam, prejudicando a rotação e diminuindo a quantidade de vagas disponíveis no dia a dia. Em 2014, a Infraero publicou edital para concessão de uso de áreas para a implantação de estacionamento e de um hotel. O assunto, entretanto, nunca mais foi retomado.

Sobre isso, Marta Seillier afirmou que a licitação aconteceu e, inclusive, previa investimentos para um novo estacionamento em uma área atrás do aeroporto, mas ninguém se interessou. “Não tivéssemos interessados, provavelmente por conta dos investimentos que estavam previstos na época. A gente está reanalisando esse processo para reiniciar uma licitação para este estacionamento e acho que em breve a gente vai contar com esse novo serviço”, declarou. (Luciana Marschall)

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…