Correio de Carajás

Adepará intensifica fiscalizações em municípios paraenses

Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) trabalha constantemente, a partir de ações programadas ou não, para evitar que o consumidor paraense consuma produtos clandestinos, contribuindo efetivamente para a saúde humana, o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio no Pará.

No mês de junho, nos municípios de Eldorado dos Carajás e Marabá, na região sudeste, houve apreensão de mudas de laranjeiras, limoeiros e tangerinas que estavam sendo transportadas para plantio sem o devido registro fitossanitário, isto é, mudas clandestinas. Houve também apreensão de uma tonelada de açaí beneficiado de origem duvidosa e com transporte inadequado, no município de Abel Figueiredo. Cargas de pescado e camarão também foram aprendidas no Posto de Fiscalização Agropecuária (PFA) no município de Gurupi, no Estado do Maranhão.

Também ocorreram ações em postos móveis de fiscalização nos municípios de Rondon do Pará, Dom Elizeu, Ipixuna do Pará, Santa Luzia, Capanema e Bragança.

Leia mais:

De acordo com Aldernei Simor, engenheiro agrônomo e coordenador de Postos da Adepará, são ações de importância sanitária e econômica.

“A Adepará trabalha contra qualquer tipo de comércio clandestino e irresponsável, e já projeta novos padrões para que seja feito um comércio livre respeitando o consumidor e, com isso, formalizando novas fontes de negócio e impulsionando o agronegócio paraense”, explicou Aldernei Simor.

Nos postos de fiscalização da Adepará nos municípios do interior, as ações são planejadas e executadas em parceria com outros órgãos do Estado, como Polícia Civil e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

“Estamos intensificando as ações agora neste mês de julho, com o reforço de fiscais estaduais agropecuários, agentes fiscais agropecuários e auxiliares de campo, a fim de proporcionar maior abrangência e mais efetividade das ações”, finaliza Aldernei Simor, engenheiro agrônomo e coordenador de Postos da Adepará.

Para ter a garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção que estão impressos no rótulo da embalagem. São eles:

-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará
-Registro Artesanal da Adepará
-Serviço de Inspeção Federal (SIF)
-Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).
Serviço – A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para recebimento de denúncias.

No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones para contato são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é o (91) 99392-4264. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Convencida por vendedor, australiana compra bilhete de loteria e ganha R$ 8 milhões

Convencida por vendedor, australiana compra bilhete de loteria e ganha R$ 8 milhões

Após comprar um bilhete de loteria pela primeira vez, uma australiana ganhou o prêmio de 2 milhões de dólares australianos…
São Paulo mantém exigência do uso de máscaras em ambientes abertos

São Paulo mantém exigência do uso de máscaras em ambientes abertos

O governador de São Paulo, João Doria, determinou nesta quinta-feira (2) que uso de máscaras em ambientes abertos será mantido,…
Economia brasileira cai 0,1% no terceiro trimestre deste ano

Economia brasileira cai 0,1% no terceiro trimestre deste ano

O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,1% no terceiro…
Noemi Gerbelli, a diretora Olívia de 'Carrossel', morre aos 68 anos

Noemi Gerbelli, a diretora Olívia de 'Carrossel', morre aos 68 anos

Noemi Gerbelli, atriz que ficou conhecida, entre outros trabalhos, como a diretora Olívia da novela “Carrossel” (2012/2013), morreu aos 68…
Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realizou o 6º Sarau Líteromusical,…
Pará registra 610.087 casos e 16.928 mortes por Covid-19

Pará registra 610.087 casos e 16.928 mortes por Covid-19

O Pará contabilizou mais 695 casos de Covid-19 e 16 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…