Correio de Carajás

Acusados de pertencerem ao PCC morrem em confronto com PM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais dois jovens foram mortos em confronto com a Polícia Militar em Parauapebas. Segundo a polícia, as vítimas, Marcos Vinicius Sousa Oliveira, de 18 anos, e o adolescente Gustavo de Sousa Gomes, eram integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua nos presídios de São Paulo e com ramificações em diversas casas penais do País.

A refrega aconteceu por volta de 20 horas de ontem, quinta-feira, 16, em um residencial à Rua Monteiro Lobato, no Bairro da Paz. De acordo com a Polícia Militar, os dois jovens são acusados de ter assaltado no início da tarde do mesmo dia dois estudantes, de quem levaram a moto em que estavam e o aparelho celular de ambos.

Por volta de 20 horas, uma guarnição foi informada que uma das vítimas estava na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil e disse saber onde estava a moto dele, uma Honda Fan de cor preta. A vítima disse que reconheceu um dos acusados como sendo morador do mesmo bairro em que ela também reside.

Leia mais:

A guarnição seguiu para o endereço citado, no Bairro da Paz, e chegando ao local teria sido recebida a tiros por Marcos Vinicius, que estaria portando um revólver calibre 38. Os policiais revidaram e, em meio à refrega, outro acusado apareceu na porta do condomínio e, também armado, passou a atirar contra a guarnição.

Os dois foram alvejados. Marcos Vinícius veio a óbito no local e o adolescente ainda foi socorrido, mas já chegou sem vida ao Hospital Municipal de Parauapebas.

PCC

De acordo com a Polícia Militar, informações colhidas apontam que a dupla seria integrante da organização criminosa PCC, além de ambos já terem passagens pela polícia e terem sido reconhecidos pelas vítimas. “Eles são tão audaciosos, que roubaram moradores vizinhos deles”, diz um dos policiais.

De acordo com o policial, os dois costumavam realizar assaltos e Vinícius, que tinha saído havia 30 dias da cadeira, seria bastante violento nas suas ações. O menor também teria envolvimento com o tráfico de drogas, costumando agir na Praça Faruk Salmen. “Eram dois elementos de alta periculosidade, que agiam principalmente na área do Bairro da Paz, onde tocavam o terror”, informa a polícia.

Na casa onde estavam os jovens foi apreendido um caderno com anotações e o Estatuto da facção criminosa PCC. No manual criminoso da facção constam as instruções para a prática de assalto, locação de arma e aviso velado. Quem sai da facção, o próprio PCC mata.

COMANDO VERMELHO

Segundo a polícia, outra facção que está entrando na cidade é o Comando Vermelho, que nasceu nas favelas do Rio de Janeiro é rival do PCC. Com isso, já estaria havendo confrontos e mortes entre integrantes das duas facções na cidade. “PCC e Comando Vermelho estão se matando. O pai e a mãe não têm culpa das ações dos filhões, mas é importante que os pais acompanhem a vida dos filhos. Vão à escola, vejam o telefone deles e monitorem as redes sociais. Façam isso, se não seu filho pode acabar virando bandido e ter o fim que estes dois tiveram”, frisa um dos policiais, que estava na ação.

Ele observa que já é grande na cidade a quantidade de integrantes de facções, que estão se degladiando entre si, principalmente do PCC. “Quando os torres [líderes das facções que ficam nos presídios] mandam, eles fazem. Enquanto esses caras estiveram mandando de dentro dos presídios, os soldados do crime continuarão agindo aqui fora, fazendo os assaltos, cometendo assassinatos, para alimentar a rede criminosa”, frisa o policial.

ASSALTO

O dono da moto, que não quis se identificar, detalhou que por volta de 13 horas ele e um colega estavam indo para a faculdade, quando ao passar pela esquina da Rua Manoel Bandeira com a Rua Daniela Peres, no Bairro Guanabara, foram abordados por dois assaltantes. A dupla, que estava portando armas de fogo, mandou as vítimas descerem da moto e ficarem de costas.

“Nós entregamos os capacetes, os celulares e a chave da moto e eles montaram no veículo e foram embora”, detalha.

Ele diz que depois, como reconheceu um dos assaltantes, que mora no mesmo bairro que ele, saiu pedindo informação e conseguiu localizar o endereço. Passou a informação para a polícia, que foi ao local.

Com os acusados, foi encontrado apenas um dos celulares roubando. A moto e o outro aparelho até esta manhã não tinham sido recuperados

Com a dupla foram apreendidos três celulares, três munições calibre .40 intactas; 42 munições calibre 9mm intactas; um carregador de arma de fogo calibre 9mm; um caderno capa azul contendo o Estatuto do PCC; um revólver calibre 38; uma arma de fabricação caseira calibre 22; uma munição calibre 22 deflagrada; uma balança de precisão; quatro munições calibre 38 intactas; uma munição calibre 38 deflagrada; um rolo de saco plástico; e um tablete de maconha. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)

Mais

Execução de adolescente está cercada de mistério no Residencial Tocantins

Execução de adolescente está cercada de mistério no Residencial Tocantins

Um mistério cerca um homicídio ocorrido às 20 horas desta sexta-feira (14) no Núcleo São Félix, especificamente no Residencial Tocantins,…
Piloto morre em colisão de moto com caminhonete entre Parauapebas e Curionópolis

Piloto morre em colisão de moto com caminhonete entre Parauapebas e Curionópolis

A colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete tirou a vida de Aldecir Simão Borges, de 44 anos de idade,…
Policial reage a tentativa de assalto e é baleado com três tiros

Policial reage a tentativa de assalto e é baleado com três tiros

Um policial militar foi baleado após reagir a uma tentativa de assalto nesta sexta-feira (14), em Redenção, no sul do…
“Boca de fumo” é denunciada e duplinha vai presa por tráfico de drogas

“Boca de fumo” é denunciada e duplinha vai presa por tráfico de drogas

A denúncia de uma “boca de fumo” levou uma guarnição da Polícia Militar a encaminhar para a Delegacia de Polícia…
Bêbado invade casa e ameaça mãe e bebê em Parauapebas

Bêbado invade casa e ameaça mãe e bebê em Parauapebas

É confuso explicar os motivos que teriam levado Dheymisom Teodoro Santana a ameaçar uma mulher com um bebê, no Bairro…
Parauapebas: Ladrão de moto foge e dá trabalho para a PM no Rio Verde

Parauapebas: Ladrão de moto foge e dá trabalho para a PM no Rio Verde

Gedsom Souza Silva foi parar na 20º Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas após tentar fugir de uma guarnição…