Correio de Carajás

Acusados de pertencerem ao PCC morrem em confronto com PM

Mais dois jovens foram mortos em confronto com a Polícia Militar em Parauapebas. Segundo a polícia, as vítimas, Marcos Vinicius Sousa Oliveira, de 18 anos, e o adolescente Gustavo de Sousa Gomes, eram integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua nos presídios de São Paulo e com ramificações em diversas casas penais do País.

A refrega aconteceu por volta de 20 horas de ontem, quinta-feira, 16, em um residencial à Rua Monteiro Lobato, no Bairro da Paz. De acordo com a Polícia Militar, os dois jovens são acusados de ter assaltado no início da tarde do mesmo dia dois estudantes, de quem levaram a moto em que estavam e o aparelho celular de ambos.

Por volta de 20 horas, uma guarnição foi informada que uma das vítimas estava na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil e disse saber onde estava a moto dele, uma Honda Fan de cor preta. A vítima disse que reconheceu um dos acusados como sendo morador do mesmo bairro em que ela também reside.

Leia mais:

A guarnição seguiu para o endereço citado, no Bairro da Paz, e chegando ao local teria sido recebida a tiros por Marcos Vinicius, que estaria portando um revólver calibre 38. Os policiais revidaram e, em meio à refrega, outro acusado apareceu na porta do condomínio e, também armado, passou a atirar contra a guarnição.

Os dois foram alvejados. Marcos Vinícius veio a óbito no local e o adolescente ainda foi socorrido, mas já chegou sem vida ao Hospital Municipal de Parauapebas.

PCC

De acordo com a Polícia Militar, informações colhidas apontam que a dupla seria integrante da organização criminosa PCC, além de ambos já terem passagens pela polícia e terem sido reconhecidos pelas vítimas. “Eles são tão audaciosos, que roubaram moradores vizinhos deles”, diz um dos policiais.

De acordo com o policial, os dois costumavam realizar assaltos e Vinícius, que tinha saído havia 30 dias da cadeira, seria bastante violento nas suas ações. O menor também teria envolvimento com o tráfico de drogas, costumando agir na Praça Faruk Salmen. “Eram dois elementos de alta periculosidade, que agiam principalmente na área do Bairro da Paz, onde tocavam o terror”, informa a polícia.

Na casa onde estavam os jovens foi apreendido um caderno com anotações e o Estatuto da facção criminosa PCC. No manual criminoso da facção constam as instruções para a prática de assalto, locação de arma e aviso velado. Quem sai da facção, o próprio PCC mata.

COMANDO VERMELHO

Segundo a polícia, outra facção que está entrando na cidade é o Comando Vermelho, que nasceu nas favelas do Rio de Janeiro é rival do PCC. Com isso, já estaria havendo confrontos e mortes entre integrantes das duas facções na cidade. “PCC e Comando Vermelho estão se matando. O pai e a mãe não têm culpa das ações dos filhões, mas é importante que os pais acompanhem a vida dos filhos. Vão à escola, vejam o telefone deles e monitorem as redes sociais. Façam isso, se não seu filho pode acabar virando bandido e ter o fim que estes dois tiveram”, frisa um dos policiais, que estava na ação.

Ele observa que já é grande na cidade a quantidade de integrantes de facções, que estão se degladiando entre si, principalmente do PCC. “Quando os torres [líderes das facções que ficam nos presídios] mandam, eles fazem. Enquanto esses caras estiveram mandando de dentro dos presídios, os soldados do crime continuarão agindo aqui fora, fazendo os assaltos, cometendo assassinatos, para alimentar a rede criminosa”, frisa o policial.

ASSALTO

O dono da moto, que não quis se identificar, detalhou que por volta de 13 horas ele e um colega estavam indo para a faculdade, quando ao passar pela esquina da Rua Manoel Bandeira com a Rua Daniela Peres, no Bairro Guanabara, foram abordados por dois assaltantes. A dupla, que estava portando armas de fogo, mandou as vítimas descerem da moto e ficarem de costas.

“Nós entregamos os capacetes, os celulares e a chave da moto e eles montaram no veículo e foram embora”, detalha.

Ele diz que depois, como reconheceu um dos assaltantes, que mora no mesmo bairro que ele, saiu pedindo informação e conseguiu localizar o endereço. Passou a informação para a polícia, que foi ao local.

Com os acusados, foi encontrado apenas um dos celulares roubando. A moto e o outro aparelho até esta manhã não tinham sido recuperados

Com a dupla foram apreendidos três celulares, três munições calibre .40 intactas; 42 munições calibre 9mm intactas; um carregador de arma de fogo calibre 9mm; um caderno capa azul contendo o Estatuto do PCC; um revólver calibre 38; uma arma de fabricação caseira calibre 22; uma munição calibre 22 deflagrada; uma balança de precisão; quatro munições calibre 38 intactas; uma munição calibre 38 deflagrada; um rolo de saco plástico; e um tablete de maconha. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)