Correio de Carajás

Acip realiza palestra em celebração aos 30 anos de fundação

Consultor João Furtado durante palestra na Acip/ Fotos: Vale
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em celebração aos 30 anos de fundação, a Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip) realizou na última terça-feira, 26, uma palestra sobre os desafios do empresário atual.

O evento, que teve apoio da mineradora Vale, contou com a presença dos empreendedores locais, que atentaram para as orientações do consultor João Furtado sobre como enfrentar os ciclos de euforia ou estagnação do mercado.

João Furtado é especialista em Estratégias e Políticas Industriais e Tecnológicas pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), uma das cinco comissões regionais da Organização das Nações Unidas (ONU). O consulto, ao final da palestra, deixou uma mensagem de otimismo à classe.

Leia mais:

“A economia tem ciclos e é preciso não se deixar enganar pela ideia de que uma crise não tem solução. A solução está em empresas com a capacidade de construir novos produtos e novos mercados. É buscar sempre conhecimento”, observou.

Entre os desafios para o empresário, destaca João Furtado, estão, em primeiro lugar, conhecer o seu mercado e os mercados correlatos. Segundo, olhar para dentro da empresa e ver onde estão suas forças e fraquezas e, o terceiro desafio, seria conseguir planejar o futuro da empresa, a partir das forças, superando as fraquezas.

O presidente da ACIP, Humberto Costa, classificou o evento como de extrema importância para o setor. “Essa palestra nos faz refletir como podemos inovar em nossos negócios, inovações simples, e também nos proporciona perceber em que pontos podemos atuar em nossos negócios para buscar redução de custos e manutenção de margem dentro também de um cenário de mercado mais competitivo e de economia menos aquecida”, frisou.

O gerente de Sustentabilidade Norte da Vale, João Coral, pontuou que “ações como essas são importantes para o fortalecimento do empresariado local e de atividade econômicas paralelas à mineração”. De acordo com ele, outras ações vêm sendo realizadas, a exemplo dos cafés com negócios, com o objetivo de contribuir com a economia local.

Ele pontuou que só no primeiro trimestre do ano, a empresa comprou de empresários do município (matriz e filial) R$ 331 milhões em produtos e serviços.  (Tina Santos – com informações da Vale)

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…