• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

ACIM e Sindicom dizem que comércio se mantém aberto por decreto estadual

por Zeus Bandeira
23/04/2020
em Cidades
Comércio de Marabá deve continuar aberto no que depender da ACIM

Comércio de Marabá deve continuar aberto no que depender da ACIM

7
Visualizações

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), Raimundo Nonato Júnior, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 22, junto com o vice-presidente do Sindicato do Comércio de Marabá (Sindicom), Raimundo Neto, informou que o comércio em Marabá está atualmente seguindo o Decreto Nº 609 de 16 de março de 2020, do governo do Estado. Na terça-feira, 21, o governador Helder Barbalho incluiu ainda recomendações para início e término do horário de funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços.

Segundo Raimundo Júnior, as recomendações de horários presentes na atualização do decreto estão sendo seguidas na medida do possível, já que não são determinações e algumas questões devem ser observadas. “Um exemplo são as padarias, que o horário recomendado é das 6h às 16h, mas há uma incoerência já que muitas pessoas se alimentam de pão à noite, para substituir um jantar fardo por um lanche. Então, o horário será cumprido na medida da coerência, sem desrespeitar o decreto”, explica Júnior.

Além dos horários, o presidente da ACIM disse que os empresários estão sendo orientados a manterem o bom senso em seus estabelecimentos, visando à proteção dos funcionários e clientes. Outro fator destacado foi o pequeno número de demissões, apontado por Júnior, já que a decisão da Justiça do Trabalho de suspender o comércio por 30 dias pode dar caminhos diferentes para a questão do emprego em Marabá.

“Caso a decisão da Justiça do Trabalho prevaleça, não teremos como garantir que os comerciantes irão manter os empregos, pois se não temos receita, não há como pagar os colaboradores, então a saída será demitir, até prevendo que pode não haver verba para pagar as rescisões. Há muitos empresários com a água no nariz, sem ter dinheiro para pagar essas verbas rescisórias, e isso pode aumentar a demanda da Justiça do Trabalho com processos de reinvindicação dessa verba”, esclareceu Júnior.

Para o vice-presidente do Sindicom, há outras demandas que os decretos não estabelecem para ajudar os comerciários. “A maioria dos estabelecimentos funciona em locais alugados, e não houve redução de valores. Há a questão dos fornecedores, que alguns aumentaram os preços devido à falta de certos produtos, ou por estarem sendo atingido pela crise”, cita Raimundo Neto.

Sobre a questão do emprego, Neto acrescentou que atualmente os empresários estão buscando outros meios para evitar a demissão, como redução da jornada de trabalho e salário. “No momento estamos passando por essa crise, e tentamos segurar ao máximo que podemos. Até agora, temos conseguido manter os trabalhadores, mas com os decretos que estão saindo, ficamos sem ter a certeza de até quando podemos manter a normalidade”, finalizou Neto.

Vale lembrar que a atualização no Decreto Estadual nº 609/2020 trouxe medidas para evitar aglomerações em locais que podem atender de portas abertas, como confecções, marcenarias, metalúrgicas, depósitos e distribuidoras, materiais de construção, atacados, oficinas mecânicas e lojas de peças, pet shops, profissionais liberais, agências de viagens, salões de beleza, entre outros. (Zeus Bandeira e Ulisses Pompeu)

Comentários
Tags: AcimCovid-19Sindicom
Matéria anterior

Na pandemia, SAMU recebe até 400 ligações em um dia

Próxima matéria

TCM suspende licitação de obra de R$ 5 milhões da Prefeitura de Marabá

RelacionadaMatérias

Nova espécie do Guaraná da Amazônia é registrada em Belém
Cidades

Nova espécie do Guaraná da Amazônia é registrada em Belém

02/03/2021
31
Fetraf ocupa Prefeitura de Parauapebas para reivindicar regularização
Cidades

Fetraf ocupa Prefeitura de Parauapebas para reivindicar regularização

02/03/2021
52
Sespa orienta sobre as principais espécies de barbeiros no Pará, transmissores da doença de Chagas
Cidades

Sespa orienta sobre as principais espécies de barbeiros no Pará, transmissores da doença de Chagas

02/03/2021
49
Próxima matéria
Contratação para obra de drenagem foi questionada pelo TCM-PA, mas Prefeitura alega que nada está irregular

TCM suspende licitação de obra de R$ 5 milhões da Prefeitura de Marabá

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019