Correio de Carajás

Acesso a Marabá Pioneira é liberado, mas impasse continua

A manifestação durou cerca de duas horas e possibilitou apenas que veículos de emergência acessassem o núcleo / Fotos: Josseli Carvalho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Já está liberada a principal via de acesso ao Núcleo Marabá Pioneira, que havia sido bloqueada por proprietários de bares e músicos, que se revoltaram com o decreto nº 800/2020 do Governo do Estado e o mais recente, nº 156/2020 da Prefeitura de Marabá. Eles reclamam da determinação que objetiva conter o avanço da Covid-19, mas ao mesmo tempo os prejudica, por dependerem do setor para garantir sua renda.

Jader Santos, proprietário de um bar/conveniência, tomou a frente do ato por meio da Associação dos Bares, Conveniências, Casas Noturnas, Distribuidoras, Músicos e Similares, e explicou à Reportagem que a manifestação é pacífica e questiona os critérios para fechamento dos bares. “Não entendo qual a diferença entre os empresários que atuam durante o dia e os que atuam à noite. Por que eles podem funcionar seguindo os protocolos e nós não?”, indaga.

O bloqueio não foi total, sendo liberada a entrada de ambulâncias, veículos farmacêuticos, entre outros transportes de emergência. Jader informou ainda que a categoria está buscando soluções para reverter o atual cenário, que os impede de trabalhar. “Muitas pessoas ficarão prejudicadas, nós geramos, em média, 26% da empregabilidade de Marabá, representando cerca de 80 mil cidadãos que dependem desse ramo”, queixa-se.

Leia mais:

Poucos minutos depois que o protesto havia começado, viaturas do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e da Polícia Militar chegaram ao local para tentar desobstruir a via. Segundo o major Oeiras, da PM, ficou combinado que o Comitê de Crise para Enfrentamento ao novo Coronavírus do Município se reuniria com a categoria, sendo representados por uma comissão de quatro membros, para dialogarem sobre a situação.

Após quase duas horas de bloqueio, o acesso foi liberado, porém, até que isso acontecesse, diversos vídeos se espalharam pelas redes sociais e grupos de WhatsApp, mostrando os trabalhadores da classe fechando o acesso com carroças, páletes e pneus. Neste momento, a comissão se encontra no Paço Municipal reunida com o Comitê. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)

Comentários

Mais

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

As inscrições de projetos no Edital Apoia vão até a próxima sexta-feira, 24. A seleção realizada pelo Instituto Cultural Vale…
Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas…
AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

Chegar até aqui e falar abertamente sobre o HIV não foi um caminho fácil. As dificuldades, o medo, a insegurança,…
Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o…
Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O lote chegou ao Aeroporto Internacional…