O décimo candidato a prefeito de Parauapebas entrou na disputa após o prazo permitido. Trata-se de Givaldo Cedro de Oliveira (Cidadania), que na urna ganhou o nome de Pr. Gil. Porém, seu partido integra a coligação do também candidato a prefeito Valmir Queiroz Mariano.
O partido já entrou com pedido de impugnação ao pedido de candidatura apresentado pelo Cidadania ao cargo de prefeito e vice-prefeito do município. De acordo com o documento, o pedido feito pela Coligação “Parauapebas de Volta ao Trabalho” definiu a união das siglas na convenção de escolha dos candidatos, onde o Cidadania optou por fazer parte da coligação formada ainda por PSD, PSDB e PMN.
Na convenção do Cidadania, o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) também teria sido assinado pelo próprio agora candidato a prefeito, “se passando pelo presidente do partido, mas que, em verdade, não possui legitimidade para a prática de atos partidários”, destaca o documento.
Leia mais:Por isso, o pedido de registro de candidatura é “completamente intempestivo, uma vez protocolizado apenas no dia 09/10/2020”. Outra alegação é que Givaldo é membro do diretório, mas não é presidente do partido, razão pela qual não possuiria legitimidade para representar a agremiação.
A juíza da 106ª Zona Eleitoral, Priscila Mamede Mousinho, indeferiu o pedido de registro do partido Cidadania para concorrer às eleições de 2020, com despacho assinado na terça-feira (20).
O Correio de Carajás procurou o presidente do partido Cidadania no município, Fábio Sacramento, o qual alegou não reconhecer a candidatura de Pastor Gil, uma vez que já haviam decidido não lançar candidatura própria. Ele questionou ainda “por que fazer uma matéria com quem não é candidato”, se referindo ao Pr. Gil.
A reportagem ligou para Givaldo às 15 h, na sexta-feira (23), e perguntou por que foi o último a ingressar com pedido de candidatura, fora do prazo previsto em lei. Ele, então, disse que concederia entrevista, mas que no momento estava em compromisso e retornaria a ligação. Porém, até o fechamento desta matéria, por volta de 19 horas, não obtivemos resposta.
A expectativa é que na segunda-feira (26), o julgamento das candidaturas tenha sido concluído em primeira instância. (Theíza Cristhine)