Correio de Carajás

Adepará apreende 800 doses de vacina contra febre aftosa impróprias para uso

Cerca de 800 doses de vacina contra febre aftosa impróprias para uso foram apreendidas durante inspeção realizada nos municípios de Abaetetuba e Tailândia, nordeste do Pará. A fiscalização foi deflagrada por servidores Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), entre os dias 5 e 7 de outubro.

De acordo com a Adepará, as vacinas impróprias foram encontradas em cinco pontos de revendas agropecuárias. Todo o material que estava sendo comercializado irregularmente foi apreendido e inutilizado.

As vacinas contra a febre aftosa devem ser armazenadas em temperatura entre 2ºC e 8ºC, em refrigerador com termômetro aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Leia mais:

Em uma das revendas vistoriadas, foram encontradas vacinas mantidas em geladeira comum, de forma inadequada e sem termômetro para registro de temperaturas máxima e mínima.

Os estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades foram autuados e os responsáveis orientados por servidores da Adepará a importância da venda legal de medicamentos e controle de recebimento, acondicionamento e comercialização de vacinas para uso animal. (Fonte:G1)