Ativado no dia 28 de agosto de 2018, o 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM) tem seu terceiro comandante. Trata-se do tenente-coronel José Ricardo Passos Chaves, que atuava anteriormente em Santana do Araguaia. Ele diz que vem para manter as atividades que estão sendo feitas e aprimorar o policiamento ostensivo na área de atuação do Batalhão.
Com 27 anos de atuação na Polícia Militar, coronel Chaves explica que entre as mudanças no policiamento que ele pretende fazer, estão os patrulhões em conjunto com outros órgãos. “Em rondas a PM tem que fazer abordagens de forma técnica”, explica.
Embora não tenha entrado em detalhes, coronel Chaves disse já ter percebido que vai ter que dar um suporte melhor para os policiais para que estes mantenham a paz social. Ele comemorou também a vinda de novas viaturas que vão substituir toda a atual frota tanto do 34º BPM quanto do 4º Batalhão, ambos vinculados ao 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II), cuja sede também fica em Marabá.
Leia mais:No tocante às localidades rurais que são atendidas pelo 34º Batalhão de Polícia Militar, o novo comandante disse que pretende se reunir com os comandantes de cada Posto Policial Destacado (PPD).
Com um efetivo de cerca de 230 policiais, o 34º Batalhão de Polícia Militar se locomova na sua área de atuação por meio de 20 viaturas e 16 motocicletas, que atuam em 11 destacamentos.
A área de abrangência do Batalhão começa na margem esquerda do Rio Itacaiúnas, pegando todo o Núcleo Cidade Nova (Marabá), além do município de Itupiranga, indo até a Vila Cajazeiras, e ainda toda a região do Rio Preto, que abarca os dois municípios (Marabá e Itupiranga) e onde estão localizadas diversas vilas, como Santa Fé, União, Capistrano de Abreu, Três Poderes, Cruzeiro do Sul e Panelinha.
A sede do 34º BPM funciona em prédio anexo ao aeroporto de Marabá, graças uma parceria entre a Polícia Militar, a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Prefeitura Municipal de Marabá. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)