O superintendente regional de Polícia Civil do sudeste do Pará, delegado Thiago Carneiro Rodrigues, divulgou mais um balanço com os números da instituição em junho de 2020. Chama atenção nos dados apresentados o fato de que o índice de homicídios em Marabá caiu 67% no mês de junho na comparação com junho de 2019. Em relação aos municípios que compõem a 10ª Regional Integrada de Proteção Social (RISP), a queda nos casos de assassinatos no mesmo período foi de 47%.
O policial explica que desde quando assumiu o cargo de superintendente elegeu como missão tornar a Polícia Civil mais proativa na área investigativa e também no cumprimento de mandados de prisão. “Mesmo em um cenário de pandemia não estamos medindo esforços para realizar nosso mister”, assegura o policial.
Ainda de acordo com ele, no mês de junho a Polícia Civil prendeu nada menos de 50 pessoas, sendo 25 por mandados de prisão e 25 em flagrante. Aliado a isso foram apreendidas quatro armas e apreendida mais de 1,5 tonelada de drogas ilícitas.
Leia mais:O superintendente observa que neste mês de julho os trabalhos vêm se intensificando, pois somente nos primeiros dias foram cumpridos 10 mandados de prisão (preventiva e por sentença condenatória). Entre os presos estão pelo menos três homicidas, um dos quais matou uma pessoa no Maranhão e veio se refugiar aqui.
Thiago Carneiro reconhece que, apesar dos bonés números, a situação ainda está longe do ideal, mas este ideal vem sendo perseguido. “A Polícia Civil está se esforçando ao máximo para trazer um pouquinho mais de tranquilidade para a população de Marabá e região”, afirma.
Outro fator importante também é o trabalho em conjunto com Estados fronteiriços, como Maranhão e Tocantins, assim como outros mais distantes. Inclusive, ele destaca a prisão de um líder de facção criminosa, foragido do sistema penitenciário de Marabá, no município de Goianira (GO). Essa prisão foi feita pelo serviço de inteligência da Polícia Civil em Marabá. “Esse trabalho em conjunto só tem a somar”, resume.
O delegado Thiago Carneiro orienta que os cidadãos que tiverem interesse em contribuir com as ações da Polícia Civil podem entrar em contato e fornecer informações pelos telefones 190 e 181. Nesses dois números a identificação informante é protegida. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)