Um assalto planejado para ocorrer na madrugada deste sábado (20), em Parauapebas, terminou nada bem para Paulo Rubens dos Santos Silva, Edson Alexandre Veloso e Lucas Leonardo de Sousa García. Os dois primeiros estão presos e o terceiro acabou morto ao trocar tiros com a Polícia Militar, que impediu o trio de fugir com o veículo e vários objetos de uma família.
Passava um pouco da 1 hora quando dois deles invadiram uma casa na Rua G1, no Bairro Cidade Jardim. Uma das vítimas relatou para o Correio de Carajás que os homens arrebentaram a porta dos fundos e entraram afirmando ser “a polícia”. “Eu saí do meu quarto e ia na cozinha, mas quando cheguei na porta ouvi os barulhos, voltei pro meu quarto rápido e fechei”, conta.
Conforme o morador, ele percebeu imediatamente que se tratava de um assalto, pois a casa é murada e não haveria motivos para que policiais a invadissem pelos fundos. Os dois assaltantes acabaram arrombando também a porta do quarto dele e determinaram que ele abrisse a da frente, para que o terceiro integrante da quadrilha entrasse.
Leia mais:Em seguida, a irmã do morador também foi rendida no quarto dela. Antes disso, entretanto, ouvindo os barulhos, ela teve tempo de enviar uma mensagem para uma amiga informando que a casa estava sendo assaltada. Os irmãos foram mantidos em um dos cômodos, sob a vigilância de um dos assaltantes que os ameaçava. “Toda hora ameaçando, falando que ia atirar na gente, agressivo”, relata a vítima.
Enquanto os criminosos colocavam objetos como televisão, microondas, ar-condicionado, celulares, perfumes e tênis no veículo da família, a amiga que havia recebido a mensagem se dirigiu até a rua e abordou vizinhos que estavam reunidos bebendo. Estes acionaram a Polícia Militar que seguiu para o endereço.
Pouco tempo depois, as vítimas escutaram os policiais cercando a casa e ordenando que os assaltantes saíssem. O trio, entretanto, correu. Conforme o cabo Hélio, da PM, dois deles foram presos imediatamente, mas Lucas saiu pelos fundos, pulou o muro e sacou uma pistola, efetuando um disparo em direção à guarnição. “Imediatamente efetuamos disparo para repelir à injusta agressão”. Ele foi atingido e morreu no local.
À Reportagem, o policial informou na madrugada que ainda não sabia como os assaltantes entraram na residência, mas os três chegaram no endereço em um veículo Mitsubishi Pajero, que foi apreendido e apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, junto do carro e dos objetos das vítimas e de Edson e Lucas, que foram autuados em flagrante por roubo. O Correio de Carajás procurou os dois, que preferiram não se manifestar. (Luciana Marschall e Ronaldo Modesto)