Duas situações de incêndio foram registradas no fim da manhã desta segunda-feira (15), no Núcleo Marabá Pioneira. No primeiro, um contador de energia pegou fogo na Avenida Antônio Maia, e quase paralelamente, um suposto vazamento de gás de um botijão incendiou uma residência na Rua 5 de Abril. Em ambos os casos não houve feridos.
O contador de energia em questão pertence a uma loja de artigos de festas, localizado na Antônio Maia, cuja causa do incêndio não foi informada. Segundo Juliano Carvalho, proprietário da loja, era por volta de 11 horas quando o fogo começou e ele rapidamente acionou o Corpo de Bombeiros.
“Ligamos para os Bombeiros e à Equatorial Energia para que eles fizessem alguma coisa, mas os Bombeiros passaram aqui muito rapidamente, e a concessionária de energia não atendeu nossas ligações no 0800”, conta Juliano.
Leia mais:A Reportagem do Portal Correio apurou que as chamas foram contidas com um extintor de emergência. Ainda de acordo com o empresário, foi necessário chamar um eletricista particular para desligar a energia, tendo em vista outros danos que poderiam ser causados.
“Agora não há muito o que fazer, vou ter que fechar a loja por hoje, organizar o que ficou bagunçado com esse incêndio, e aguardar a Equatorial religar a energia da loja e tomar outras providências necessárias”, disse Juliano.
EQUATORIAL RESPONDE
O Portal Correio entrou em contato com a Equatorial Energia Pará, para saber o que teria causado o incêndio. Em nota, foi respondido que uma equipe da área de manutenção iria ainda na tarde de segunda-feira mesmo ao local, para fazer os reparos e substituições necessárias no padrão de energia do cliente.
Sobre a causa do incêndio, a Equatorial informou que só será possível afirmar o que aconteceu após a averiguação da equipe de manutenção no local. Quanto ao não retorno na Central de Atendimento, relatado por Juliano, a concessionária respondeu que precisaria entrar em contato com o cliente para saber o que aconteceu na chamada: se ele não conseguiu ser atendido, ou se foi registrado o caso, porém a equipe não compareceu.
SEGUNDO CASO
Em relação ao incêndio na Rua 5 de Abril, ocorrido praticamente no mesmo horário, as chamas se espalharam rapidamente e destruíram diversos eletrodomésticos, como fogão e geladeira, além do telhado da cozinha e de um quarto que acabou caindo, dando muito prejuízo material.
Os moradores da residência preferiram não gravar entrevista com a equipe do Portal Correio. No local, o sargento Dias, do Corpo de Bombeiros, informou que o incêndio possivelmente foi causado por um vazamento de gás.
“Fomos acionados via Núcleo de Operações Integradas (NIOP) para atender as duas ocorrências de incêndio na Velha Marabá. No caso da residência, possivelmente foi por conta de vazamento de gás. Muitas pessoas não fecham a chave de segurança do botijão após utilizá-lo, e se houver algum buraco na mangueira, o gás pode vazar e causar um incêndio como esse”, explicou Dias.
Questionado sobre o tempo para atender a ocorrência, o sargento justificou que ambos os casos ocorreram em horário de pico, logo, houve engarrafamentos e isso atrasou a chegada dos bombeiros. “Mas assim que chegamos conseguimos conter o incêndio, felizmente, não tivemos nenhuma morte e ninguém ficou ferido”, completou. Ainda sobre a situação do medidor de energia que pegou fogo na loja de artigos de festas na Antônio Maia, o sargento Bombeiro explica que ali pode ter sido um caso de sobrecarga de energia. “Às vezes, o cliente não faz o balanceamento da energia do seu contador com um eletricista profissional, e ligam, ao mesmo tempo, vários aparelhos que consomem muita carga. O resultado disso é um incêndio. Caso o contador seja antiga ou não esteja regulado para aguentar aquela carga”, supõe o sargento. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)