Se em Belém o Mangueirão será interditado para uma reforma profunda, Marabá está prestes a ganhar um novo estádio de futebol. A praça esportiva está em estágio avançado de construção no KM 8 da Rodovia Transamazônica (BR-230), no bairro Vila São José.
Ele já foi batizado na Câmara de Arena Rio Itacaiunas, mas depois, com o recente falecimento de Asdrubal Bentes, ex-deputado federal pelo município e o responsável por trazer os recursos para a construção da praça esportiva, uma proposta do vereador Miguelito deverá ser consolidada em breve no Poder Legislativo, para denominar o novo estádio de Asdrubal Mendes Bentes. Se quiserem popularizar, basta chamar de “Asdrubão”.
No momento, os serviços se concentram no acabamento da estrutura interna, como salas administrativas, cabines para rádios e transmissoras de TV, vestiários, setor de alimentação e corredores, com a instalação da parte elétrica (fios, cabos e luminárias), hidráulica, pintura, área coberta e colocação de azulejos.
Leia mais:Na próxima etapa será feita a terraplanagem para o nivelamento do campo e colocação da grama, bem como para a instalação do sistema de irrigação do gramado.
– Acredito que em até 45 dias finalizamos esta etapa interna e já possamos iniciar os serviços relacionados ao campo e aos acabamentos da parte externa da estrutura, como pintura e iluminação – explicou Aenos Oliveira, engenheiro da empresa contratada responsável pela obra.
De acordo com o engenheiro civil, Alex Amoury, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), da prefeitura de Marabá, já foram realizadas mais de 40% da obra e a estimativa é de, até o final do ano, entregar o estádio em condições de receber jogos para até 3 mil pessoas – o projeto final, porém, abarca um público quase sete vezes maior.
– Estamos fazendo todas as medições, porém acreditamos que a capacidade de público no novo estádio seja de 3 mil pessoas sentadas e com capacidade de ampliação, em outra etapa da construção, para até 20 mil pessoas – destacou Amoury.
O novo estádio municipal de Marabá começou a ser construído em 2010, por meio de parceria entre a Prefeitura de Marabá, o Ministério do Esporte e a Caixa Econômica Federal, entretanto as obras ficaram paradas por mais de seis anos devido problemas na prestação de contas. Retomadas no final de 2019 pela atual gestão, segundo os engenheiros, até dezembro a obra deve ser entregue à população.
Por enquanto, o estádio referência na região é o Zinho de Oliveira, utilizado por Águia de Marabá e Gavião Kyikatejê, que também pertence ao município e tem capacidade para 5 mil torcedores. (Redação com G1.com e Ascom PMM)