Correio de Carajás

Repórter Correio 13/06/2020

Restaurantes e bares

Comerciantes filiados ao Sindhotel estiveram reunidos durante toda a tarde de ontem em Marabá para discutir os prejuízos que vêm amargando durante a pandemia. Bares e hotéis estão com as atividades normais paralisadas desde o primeiro decreto de enfrentamento da crise de saúde, em março. Nesta segunda-feira, dia 15, terão decorridos 90 dias de fechamento desses estabelecimentos. O CORREIO acompanhou a reunião e o leitor lê a reportagem completa na página 4.

Praias e balneários

Leia mais:

No último dia 9 de junho, o Estado republicou um decreto com alteração, acrescentando o fechamento de praias, balneários e afins em todo o Pará, entre os dias 10 e 14 de junho, durante o feriadão de Corpus Christi, com o objetivo de evitar a aglomeração indiscriminada de pessoas e uma possível proliferação do vírus nestes ambientes. Portanto, neste final de semana o Pará ainda está sob força desse documento.

Medidas

Desta vez, o Decreto Estadual não estipula o bloqueio de estradas, mas sim o acesso aos locais, e deixa a cargo dos municípios a determinação para fechamento de rodovias ou de outros estabelecimentos, assim como a implementação de medidas mais restritivas, no âmbito de seus territórios, para o controle epidemiológico da Covid-19, caso sejam necessárias.

Morte do coronel

Coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Pará, Evandro Cunha morreu na tarde de ontem, em São Paulo, decorrente de complicações de uma cirurgia. Aqui em Marabá, ele serviu ao 4º BPM em duas ocasiões, nas patentes de tenente e capitão na década de 1980. Mais tarde, como coronel, a serviço de departamento do Comando Geral, veio à região alguma vezes.

Preocupante

Para enfrentar a Covid-19, o Brasil conta com 442 mil médicos que têm menos de 60 anos. De acordo com Donizetti Dimer Giamberardino, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), o país tem número suficiente de médicos, mas os profissionais estão mal distribuídos. Muitos profissionais estão trabalhando em grandes centros urbanos, tendo mais especialistas do que nas regiões remotas.

Preocupante II

“Somos favoráveis a uma carreira federal, pelo menos estadual, que dê uma perspectiva ao profissional recém-formado. Para que ele possa começar em um município menor. E que ao longo da carreira tenha oportunidade de se deslocar para um centro maior”, relata o presidente do CFM.

Vulneráveis

O número de trabalhadores da limpeza urbana infectados pelo coronavírus é quase 5 vezes e meia maior que o de infectados na população brasileira em geral. E o número de mortes é ainda maior: mais de seis vezes a mais que o resto da população. É o que aponta a pesquisa realizada pela ABES, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Essa pesquisa foi feita em 23 capitais e traçou um rápido panorama sobre a situação e também sobre a coleta de resíduos durante a pandemia.

Vulneráveis II

Os mais atingidos são aqueles que trabalham com capina e varrição e com a coleta de lixo convencional. Já sobre a quantidade de resíduos sólidos gerados durante a pandemia, o estudo mostra que houve diminuição em média de 10% entre as capitais. Os pesquisadores relacionam a diminuição na geração de resíduos à redução de postos de trabalho e a diminuição da renda de grande parte dos brasileiros, que estão consumindo somente o essencial.

Oficiais Temporários

O último dia 10 marcou o encerramento do Estágio de Instrução e Preparação de Oficiais Temporários (EIPOT) do 52º Batalhão de Infantaria de Selva. Em cerimônia realizada no auditório do Batalhão, os aspirantes fizeram as escolhas de Organização Militares dentro das vagas existentes na 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Exército

A formação dos oficiais combatentes temporários do Exército Brasileiro é realizada por cerca de um ano, e após a conclusão do curso, dentro da classificação, eles realizam o EIPOT com duração de 3 meses de acordo com as vagas disponíveis. O Pioneiro da Transamazônica, como é conhecido o 52 BIS, emitiu felicitações aos novos aspirantes.

Transferência de padres

A transferência dos padres nas paróquias e instituições diocesanas é um processo natural na Igreja Católica seguindo as necessidades da evangelização. Vindo da Diocese de Palmas (TO), o padre Darci Dalmonte será o novo titular da Paróquia Sant’Anna, na cidade de Marabá. Ele vem de vez no dia 23 de julho de 2020. Já o padre Nilzeu Garcia de Albuquerque, que está aqui em Marabá desde fevereiro de 2019, retorna a Palmas.

Covid

O Ministério da Saúde atualizou, no começo da noite desta sexta-feira (12), o boletim sobre a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o levantamento, em 24 horas, o país teve 25.982 casos confirmados para a Covid-19 e 909 mortes comprovadamente causadas pela doença. Com isso, o número de infectados passou de 828 mil, e o de mortos atingiu 41.828.

Covid II

A partir de agora, o Ministério da Saúde vai divulgar os dados sobre os efeitos da pandemia sobre os profissionais de saúde. Até agora, 438 mil deles foram testados e 19% tiveram resultado positivo para a doença, um total de 83.118 pessoas; 37% tiveram negativo e outros 44% ainda aguardam o resultado. De acordo com o ministério, 169 trabalhadores da saúde morreram por causa da Covid-19 nesse período de 1º de março a 1º de junho.