Correio de Carajás

Parauapebas confirma que idoso morreu com Covid-19 e registra mais 4 casos

A Prefeitura Municipal de Parauapebas confirmou na noite desta quarta (15) a segunda morte por Covid-19. Trata-se do idoso, de 73 anos, que morreu com quadro de Síndrome Aguda Respiratória Grave (SRAG) na segunda-feira (13), cujo caso já havia sido divulgado como suspeito.
O número de confirmados subiu para 16, sendo cinco internados. Dezessete casos ainda estão em investigação.
Conforme a Assessoria de Comunicação, o idoso tinha diabetes, hipertensão e cardiopatia e apresentou sintomas 10 dias antes da morte. No domingo (12), o idoso foi atendido na rede particular com o quadro de SRAG e apresentando clínica sugestiva da Covid-19. Na segunda, procurou o Pronto Socorro Municipal, já bastante debilitado, conforme a Prefeitura de Parauapebas.
A assessoria de comunicação informou que o homem foi atendido na ala exclusiva para pacientes com síndrome gripal e foi submetido ao teste rápido, mas houve necessidade de coletar material para realização do exame no Lacen, em Belém, para onde já foi encaminhado.
Ainda de acordo com o município, o paciente seria transferido para a UTI do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) quando morreu, às 17 horas. Em decorrência da suspeita, o sepultamento deverá seguir o protocolo para Covid-19, ou seja, sem velório e com urna lacrada.
Na sexta (10) o município confirmou a primeira morte em decorrência da doença. A vítima é um homem, que tinha 42 anos, sem histórico de viagem, sem comorbidades, e que apresentou os primeiros sintomas no dia 29 de março, sendo internado no dia 4 deste mês, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular.

(Luciana Marschall)