Correio de Carajás

Marabá tem três novos casos de coronavírus e Parauapebas dispara com 15 no total

Mais 103 casos da covid-19, doença ocasionada pelo novo coronavírus, acabam de ser confirmados no Pará. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), três deles foram registrados em Marabá. Trata-se de uma mulher de 79 anos, outra de 66 e um homem de 72. Todos pertencem ao chamado grupo de risco.

Parauapebas, por seu turno, assinalou mais quatro casos, sendo uma morte. Os pacientes são duas mulheres (30 e 39 anos) e dois homens (52 e 72 anos).

RECOMENDAÇÃO

Leia mais:

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) recomendaram o Governo do Pará a adotar medidas mais rígidas no combate à pandemia. Conforme o documento, protocolado nesta terça-feira (14), o governo deve fechar todo o comércio não essencial no estado.

Na atualidade, apenas shoppings, bares, restaurantes e casas noturnas seguem fechados. A medida vale desde o dia 20 de março. O MPF recomenda, ainda, que o Governo do Pará estabeleça o trabalho remoto como regra na administração direta e indireta.

RELEMBRE

A primeira morte ocorreu no dia 19 de março, na vila de Alter do Chão, em Santarém. A vítima foi uma senhora de 87 anos, que se encontrava acamada em domicílio havia um ano e teve contato com pessoas vindas de fora do Pará. 

Segundo a Sespa, a amostra foi coletada, e o exame, realizado em laboratório privado. Apenas após o óbito que a Secretaria de Saúde de Santarém foi notificada do caso. Informada, no dia 25 de março, a pasta conduziu inquérito epidemiológico e concluiu por validar a morte por covid-19.

CUIDADOS

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, além de evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Com o novo registro, sobe para 487 o número de infectados no Pará. O último informe epidemiológico emitido pela Sespa aponta 1.389 casos descartados, 221 em análise e 21 vítimas fatais. (Da Redação)