Nos abrigos instalados pela Prefeitura em diversos pontos da cidade, é possível ver, desde a manhã desta quinta-feira (9), caminhões do Exército fazendo a mudança dos atingidos pela enchente, que começaram a voltar para casa após sinal positivo da Defesa Civil. A régua pluviométrica que mede o nível do Rio Tocantins agora marca 9,57 metros, mas chegou a 12,64, deixando um rastro de sujeira nas ruas dos bairros periféricos.
Diante disso, o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) iniciou o trabalho de limpeza das áreas afetadas. Toneladas de entulho foram retiradas das vias do Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira. As equipes utilizaram um caminhão-pipa para lavar os acessos, incluindo também as calçadas das residências.
“Na ação de hoje, nós retiramos a lama que o rio deixou. A intenção é lavar todas as ruas com o objetivo de tirar os resíduos deixados pela enchente e preparar a área para o retorno das famílias”, explica o diretor Marcos Moreira.
Leia mais:Ele pondera que o serviço de higienização continuará nas próximas semanas e será ampliado. A mesma ação acontece, ainda, em pontos de ônibus, rodoviárias, escolas, abrigos públicos e, inclusive, no aeroporto, com uso de hipoclorito de sódio.
BALANÇO
Ao todo, 1.494 famílias foram tangidas pela cheia dos rios. Foram construídos 15 abrigos públicos, para onde 917 delas se dirigiram. (Da Redação, com Ascom/PMM)