Correio de Carajás

Parauapebas: Igrejas Católicas fazem celebrações virtuais pela ressureição de Cristo

Foto: Divulgação

“É a data mais significativa para todos nós, no sentido que corresponde toda nossa fé, a graça através da iniciativa de Deus que nos enviou o seu filho amado, que morre no nosso lugar, assume as nossas culpas”, explica o padre Hudson sobre a semana santa. Durante este período, que vai até o domingo de Páscoa, ele celebra as missas, em Parauapebas, que serão transmitidas pelas redes sociais.

A programação inicia nesta quinta-feira (9), com a missa Ceia do Senhor, às 19 h, através das redes sociais da Paroquia Cristo Rei, presente nas plataformas digitais do Youtube, Facebook e Instagram.

Na Sexta-feira Santa (10) as celebrações começam às 9h, com a transmissão da Via Sacra, as 15h será transmitido o Beijo da Cruz – função litúrgica do Senhor morto. Já no sábado (11) é dia da Vigília Pascal, às 9h. As programações serão encerradas no Domingo (12), com a Santa Missa Domingo de Páscoa, em dois horários, às 7h30 e às 19h. 

Leia mais:

Padre Hudson pontua que a igreja também está se readequando durante a pandemia mundial. “É uma fase diferente, estamos em fase de adaptação, estamos levando espiritualização para o nosso povo e estamos atendendo as pessoas pelas mídias sociais. A gente sente a falta das pessoas, são momentos fortes de evangelização, mas é preciso cuidar da saúde, tanto física quanto espiritual”, orienta.

O sacerdote conta que há três finais de semana as missas são celebradas usando as redes sociais porque todas as programações que agregavam público foram suspensas, evitando aglomerações. “Desde quando a pandemia se espalhou pelo mundo a igreja logo se precaveu, por estar olhando pela saúde dos nossos fiéis”, detalha o padre.

O padre cita ainda que a data é um momento para reflexão e que relembra o compromisso de Deus com os filhos. “Manifestando que todos nós, assim como Jesus, ressuscitará para a vida eterna. A mensagem para esta data é de comtemplar o amor de Deus”, diz.

Da morte à ressurreição

A morte e a ressurreição de Cristo constituem o acolhimento central e definitivo da salvação para a comunidade cristã, chamada Páscoa de Jesus, e celebrada em todo o mundo. A Páscoa significa passagem e a Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. (Theíza Cristhine)