Correio de Carajás

Coronavírus: Prefeitura de Jacundá monta Hospital de Retaguarda

A Prefeitura Municipal de Jacundá remanejou nesta semana a Secretaria de Saúde para poder instalar um Hospital de Retaguarda, com intuito de realizar atendimento exclusivo a pacientes sintomáticos para o coronavírus. O prédio onde funcionava o órgão administrativo já havia sido uma anteriormente uma unidade privada de atendimento à saúde.

A decisão de montar o Hospital de Retaguarda partiu da gestão municipal ao perceber a necessidade urgente de instalar um local para atender possíveis demandas de pacientes com sintomas da Convid-19. “Diante da situação urgente preferíamos transferir a administração da Secretaria de Saúde para outros órgãos e assim disponibilizar essa estrutura exclusiva para pacientes do coronavírus”, explica Lícia Souza, secretária de Saúde.

Ela detalha que o critério de internação em leito de isolamento será para o paciente que apresente quadro leve, mas que necessite da assistência a nível de internamento. “Tecnicamente serão os pacientes com suspeita ou confirmação para o Covid-19 que têm alguma comorbidade”.

Leia mais:

Os quadros mais graves precisarão de suporte de UTI e nesses casos a unidade será transitória. “Estabilizaremos o pacientes, ofertamos a ventilação mecânica através de respiradores e terapias outras de urgência que se fizerem necessárias e os encaminharemos pra internamento em UTI nas unidades referências do município, no caso o Hospital Regional de Marabá”.

A capacidade total de leitos do novo hospital não foi divulgada, mas a SMS informou que dois já estão prontos. A unidade de saúde dispõe de um respirador mecânico. Até o momento o município continua com um caso suspeito para o Covid-19. De acordo com nota divulgada pela própria Secretaria de Saúde, o resultado do exame para esse paciente pode sair nesta semana. “No entanto, esse paciente está bem”, diz o posicionamento.

Outras 64 pessoas são monitoradas pela Vigilância Sanitária. O Coordenador de Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Ailton Lima, em live realizada por rede social na tarde desta terça-feira (24) tranquilizou a população sobre o quadro clínico desse grupo de pessoas. “Não há nenhuma evidência que indique a necessidade de coleta de material para exames da Covid-19. Estão todas bem, apenas apresentam quadro gripal”.

Ele reforçou o apelo que os moradores fiquem em casa. (Antonio Barroso)