A Feira do Produtor e Mercado Municipal de Canaã dos Carajás terão alterações no funcionamento a partir deste sábado (21) para cumprir com o decreto de enfrentamento e prevenção ao coronavírus no município.
A administração entende que o local é fundamental no abastecimento à população, inclusive com produtos de gêneros alimentícios, como frutas, verduras e peixes. A feira também é essencial para o sustento de muitas famílias de produtores rurais e pequenos comerciantes. Por isso, a princípio, o local não será fechado.
Segundo Gilson Alves, coordenador da feira, a Prefeitura aconselha o funcionamento em rodízio: “boxes de números par e ímpar vão funcionar em dias e horários alternados, inclusive aos fins de semana, em que a feira tem o maior número de visitantes. Do lado de fora do espaço, no estacionamento, serão montadas tendas, ao ar livre, para que os feirantes que não puderem expor seus produtos no interior do espaço continuem atuando”, esclarece Gilson. As medidas respeitam o distanciamento mínimo de dois metros entre mesas, estipulado pelo decreto, e recomendado pelas autoridades de saúde.
Leia mais:O coordenador da feira do produtor diz ainda que a Prefeitura de Canaã também vai incentivar que os feirantes divulguem os seus telefones de contato e façam vendas por telefone, com entrega em domicílio, em parceria com os mototaxistas e motoristas de aplicativos do município.
O mercado municipal tem 160 boxes. Cerca de 500 famílias são beneficiadas direta e indiretamente. Por mês, aproximadamente 49 mil pessoas passam pela feira do produtor em Canaã dos Carajás. (Nyelsen Martins/Ascom Prefeitura)