Neste mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará inicia uma programação com o tema “Eu, mulher: participação, política e sociedade”, voltada para o incentivo à participação feminina na política.
Realizada em dois momentos, a programação é voltada para os dirigentes partidários e para a sociedade em geral. A primeira ação será realizada amanhã, sexta-feira (13), a partir de nove horas da manhã, no prédio sede do TRE Pará, no bairro da Campina, em Belém. Outras palestras estão programadas para os dias 3 de abril, em Marabá, e dia 17 de abril, em Santarém.
Segundo a presidente da Comissão de Incentivo à Participação Feminina no âmbito do TRE/PA, juíza Luzimara Moura, o objetivo do TRE-PA é levar todo esse conhecimento para mulheres que residem por todo Pará. “Queremos atualizar a todas as mulheres sobre o exercício de seus direitos e de sua força na política”, enfatiza.
Leia mais:A juíza, que integra o Plenário do TRE do Pará, acrescenta que intenção do tribunal é ampliar o alcance da informação sobre um assunto tão fundamental para a sociedade, almejando o incentivo da participação feminina nos cargos de decisão e poder.
“Esta é a nossa primeira ação, foi a convite de nosso presidente, desembargador Roberto Moura e de nossa vice-presidente e corregedora, desembargadora Luzia Nadja, a realização deste grande evento, que também realizaremos em mais duas cidades polos, Marabá e Santarém, que tenho certeza contarão com ampla participação dos diretórios partidários e da população local”, pontua.
Participação feminina
O ano de 2020 será marcado pelas eleições municipais que serão realizadas em outubro e, como resolução do Tribunal Superior Eleitoral, todos os partidos políticos devem ter uma cota mínima de 30% para candidatas do sexo feminino. “Sim, os partidos políticos têm o dever de obedecer às normas quanto ao limite da cota feminina, com a máxima atenção, no sentido de atender com igualdade de oportunidades às candidaturas das mulheres, e é importante ressaltar a importância dessa participação, porque toda a sociedade ganha com isso”, observa a juíza Luzimara Moura.
A juíza Luzimara Moura explica que o evento foi pensado e realizado com muito carinho pela Comissão. “Gostaria de convidar o público em geral, em especial os dirigentes de partidos políticos e seus assessores jurídicos, assim como todas as mulheres dessas localidades a se fazerem presentes nesses eventos promovidos pelo TRE”, finaliza. (Fonte: TRE-PA)