Vergonha alheia
Circulou o mundo nos últimos dois dias, via redes sociais, o vídeo que mostra a ação criminosa de dezenas de pessoas (paraenses) correndo com aparelhos de TV novinhos nas costas, em bicicletas, motocicletas, caminhonetes e picapes, como se fossem bárbaros no saque a uma carreta que tombou. O veículo transportava eletroeletrônicos vindos da fábrica para uma rede de lojas, mas se acidentou no Km 313 da BR-010, entre os municípios de São Miguel do Guamá e Irituia, no Pará. A conversa rapidamente se espalhou e o pior lado do ser humano se manifestou. Teve caminhonete com até 10 smart TV’s empilhadas na carroceria.
Até policiais?
Leia mais:Sobre fotografias que circulam na internet, de algumas dessas TVs dentro de viaturas da PM, a corporação explicou que já era resultado do trabalho dos policiais para recuperar parte da carga, e os equipamentos foram apresentados em delegacias de Polícia Civil. O caso nada tem a ver com a conotação que tentaram dar os promotores das imagens, ao postarem, de que até a polícia teria se envolvido no saque.
Campanhas do comércio
A Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim) e o Conselho de Jovens Empresários (Conjove) marcaram para o dia 27 de fevereiro, no Auditório do Senai, um evento para lançar todas as campanhas de vendas do comércio em 2020. É uma inovação, uma vez que cada um desses eventos tinha seu próprio lançamento até o ano passado. As influenciadoras digitais Angelika Freitas e Pamela Barroso foram convidadas a apresentar um talk show na data, sobre conteúdos digitais.
Educação no campo
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) conclui nesta sexta-feira (21) o 1º Encontro Formativo dos Educadores do Campo para mais de 500 educadores do campo. O evento teve abertura no Centro de Convenções Carajás na quinta-feira (20) e tinha como objetivo discutir a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Currículo recentemente elaborado para toda a rede municipal de ensino.
Festival da Castanha
A Aldeia Gavião Kyikatêjê já começou a divulgar e convidar a comunidade da região para o seu Festival da Safra da Castanha 2020. O evento tradicional ocorrerá este ano entre 30 de março e 3 de abril.
Alarme falso
No puro estilo fake News, e de forma alarmista, alguém enviou um áudio ontem à Rádio Correio FM de Marabá dando conta de que 20 estudantes haviam caído ao chão no mesmo período, com sintomas de um vírus no Colégio Militar (CM) Rio Tocantins, antigo Caic, na Folha 13. As equipes da rádio e do Portal Correio de Carajás foram apurar e ouviram da direção da escola que tal fato não procedia. A rádio não publicou o áudio.
Realidade
Segundo Hellen Souza, diretora pedagógica da CM Rio, não existe tal vírus acometendo os alunos, muito menos de forma coletiva, como acusa o áudio. O que houve de diferente ontem, e que pode ter colaborado para a notícia falsa, segundo ela, foram dois chamados de ambulância do Samu feitos pela Escola, um para socorrer um aluno que passou mal por não ter tomado café em casa, e outro para atender uma estudante que teve uma crise, diante de problemas particulares e que a escola prefere preservar. “No mais, está tudo bem com nossos estudantes e as aulas transcorrendo normalmente. A comunidade pode ficar tranquila”, disse Hellen, agradecendo o Grupo Correio pela responsabilidade com que tratou o tema.