Ao som das clássicas marchinhas de Carnaval, o bloco Unidos de Sete Meses saiu nas ruas do centro de Canaã dos Carajás esbanjando animação e espalhando alegria por onde passava durante este final de semana. Foi a oportunidade para reviver grandes momentos. “É uma maravilha, é contagiante, carnaval é cultura”, comemorou a professora Neide Nascimento, que não parou para descansar um minuto sequer.
O bloco Unidos de Sete Meses surgiu com a ideia de resgatar a folia tradicional. O grupo comandado pela Casa da Cultura se preparou desde janeiro para fazer bonito no Carnaval de rua. “A gente viu que o Carnaval é uma festa que nunca perde sua majestade e o que nós queremos é manter viva essa raiz da cultura brasileira”, afirma Fernando Guerra, antropólogo e diretor da Casa da Cultura em Canaã dos Carajás.
Para aliviar o calor de quase 37 graus, até um caminhão pipa foi utilizado a fim de refrescar os foliões. A dona de casa Eliane Guerra preferiu pular mais e falar pouco: “Nossa Senhora! Isso é muito bom!”, foi tudo o que conseguiu exclamar.
Leia mais:A folia de momo seguiu até o bosque Gonzaguinha, próximo ao centro da cidade. Foram cerca de 2 km de percurso. “Poder fazer parte desse momento é um privilégio”, comemorou o militar Nádio Batista.
A movimentação do pré-carnaval em Canaã começou com as marchinhas e terminou com pagode e axé baiano. A combinação que não deixou ninguém parado e ao todo 100 abadás foram distribuídos à população. Para Dean Pacheco, coordenador do evento, a festa foi um sucesso. “Muito gratificante porque o povo compareceu”. (Nyelsen Martins e Kevim William)