Correio de Carajás

Ônibus de antiga empresa serão garantia a funcionários

Garagem e os ônibus serão garantia de pagamento dos funcionários (Foto: Ulisses Pompeu)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Enquanto a Integração Serviços e Locação opera com sua frota em Marabá, as empresas Nasson Tur e Transportes Coletivos de Anápolis (TCA) se articulam para lidar com as rescisões contratuais dos seus funcionários. Diante desse cenário, uma reunião com funcionários, membros de sindicato e advogados aconteceu na segunda-feira (17) como forma de se discutir uma maneira ‘pacífica’ de transição para a contratada.

De acordo com João Martins, diretor de Nasson Tur e TCA, as demissões de todo o quadro de funcionários pertencente às empresas devem ocorrer nos próximos meses.

“Convidamos o sindicato, com a presença dos advogados da empresa, para fazer uma transição bem transparente, para que eles (funcionários) possam receber seus valores, suas rescisões”, garante.

Leia mais:

Ainda em conformidade com o diretor, Nasson e TCA continuam ativas em Marabá — não atuando no transporte de pessoas, claro.

João Martins diz que transição será pacífica (Foto: Josseli Carvalho)

“Estaremos aqui durante todo esse processo (de transição), o RH estará aberto para dar informações aos trabalhadores. Seguimos de maneira pacífica para uma saída em paz”, expõe. “Agradecemos aos nossos colaboradores e pedimos perdão à população de Marabá pelo transtorno causado. Torcemos para que a nova empresa dê certo, porque o grande prejudicado é o usuário, bem como os colaboradores”, deseja.

Questionado pelo CORREIO sobre uma possível retaliação a funcionários que resolvessem contrariar a empresa quanto ao pagamento dos direitos trabalhistas, João Martins nega e adianta que o patrimônio material de Nasson e TCA será deixado como garantia.

“Jamais, de maneira alguma. Essa reunião foi somente para isso. Nós deixaremos o patrimônio dos ônibus, faremos uma judicialização disso para que possa entrar como garantia de bens dos colaboradores”, assegura ele.

O advogado Robert Alisson Silva, que defende as empresas, expõe que a transferência deve ser feita de maneira transparente.

“Os nossos colaboradores ainda continuam com o contrato ativo, por isso pretendemos fazer essa transição da maneira mais transparente possível”, confirma.

Robert Silva defende que a empresa não deixará os trabalhadores a ver navios. Segundo ele, os salários atrasados (alvo de inúmeros protestos de motoristas e cobradores) serão pagos.

“Temos que pagar as notas rescisórias, entre elas o FGTS, vale-alimentação e salários atrasados. Entretanto, nós só temos bens como forma de garantia de que esses colaboradores não ficarão desamparados”, esclarece ele.

Advogado Danilo Albuquerque com representante do sindicato (Foto: Josseli Carvalho)

O CORREIO também conversou com Danilo Albuquerque de Carvalho, advogado do Sindicato dos Rodoviários do Sul e Sudeste do Pará (Sintrarsul). Ele conta que nenhum acordo foi firmado durante a reunião.

“Na reunião, nada foi acordado ainda. O que foi informado pela empresa é que os contratos serão encerrados”, argumenta. “A operação da empresa aqui em Marabá está por se encerrar quanto ao transporte de pessoas, mas continuará ativa para fazer essa gestão dos contratos (dos funcionários), a transição do contrato do transporte coletivo atual (licitação) para a empresa que deve assumir e, com base nisso, ele (João Martins) está informando como fará a rescisão”, pondera. (Vinícius Soares)

Mais

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…
Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Investigado por: Verificado por:    É enganosa uma publicação no Facebook do dia 9 de maio de 2021, em um…
Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

A Companhia de Habitação do Estado do Para (Cohab), ligada ao Governo do Estado, está trabalhando de forma célere para…
Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Um morador nada comum deu o “ar da graça” e surpreendeu a população da Folha 6. Um filhote de jacaré…